Jornal de Angola

Campanha de vacinação contra a raiva abre na Funda

A campanha prevê vacinar 300 mil animais de estimação na província de Luanda, entre cães, gatos e macacos

- Maiomona Artur | Cacuaco

Ao todo, 60 pessoas morreram, de Janeiro até à data presente, na província de Luanda, por mordeduras de cães raivosos, indica a estatístic­a dos Serviços de Veterinári­a, que aponta os municípios do Kilamba Kiaxi, Viana, Cacuaco, Cazenga e o Distrito Urbano da Maianga com o maior número de trincadela­s.

Os dados foram avançados ontem, na Funda, município de Cacuaco, pelo director provincial da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, João Catinda, durante o lançamento da campanha contra a raiva, que decorre até 6 de Janeiro, sob o lema “animal vacinado, família protegida”.

A campanha prevê vacinar 300 mil animais de estimação na província de Luanda, entre cães, gatos e macacos.

O director provincial da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, João Catinda, alertou que a raiva é uma doença perigosa que pode causar a morte, daí a necessidad­e de prevenir através de vacinação anti-rábica.

“É um trabalho que não se pode fazer sozinho, pois temos que contar com o apoio da população. Os detentores de animais devem ter a paciência em levá-los à vacina. Muitos ignoram, o que é reprovável”, disse.

Por sua vez, o governador da província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, considerou importante a campanha de vacinação contra a raiva, como forma de prevenção dos cidadãos para o seu bem-estar.

“Todos os dias convivemos com animais de estimação e muitos deles ocupam lugar de membros da família, razão pela qual temos de estar atentos com os riscos que, se não forem assumidos com a responsabi­lidade que merecem, podem resultar na morte de pessoas”, alertou.

Neste propósito, Luther Rescova solicitou a colaboraçã­o das administra­ções municipais, comunais e distritais para continuare­m a privilegia­r a campanha contra a raiva como prioridade, devido às graves incidência­s a nível das famílias.

Reprovou a atitude de muitas pessoas levarem os animais de estimação à vacinação apenas quando estes atacam alguém.

Sérgio Luther Rescova pediu às famílias com animais para assumirem a vacinação contra a raiva como uma tarefa permanente, com vista a diminuir os casos de mordeduras.

Governador pediu às famílias que possuem animais no sentido de assumirem a vacinação contra a raiva como uma tarefa permanente, com vista a diminuir os casos de mordeduras

 ?? DR ?? Governador participou da campanha de vacinação lançada na Funda, município de Cacuaco
DR Governador participou da campanha de vacinação lançada na Funda, município de Cacuaco

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola