Jornal de Angola

Mais oito juízes reforçam justiça no Cuanza-Norte

-

A província do Cuanza-Norte conta com oito novos magistrado­s judiciais, que vão reforçar a actividade judicial nos tribunais em funcioname­nto em quatro municípios.

A entrada em funções dos novos magistrado­s judiciais eleva, para 20, o número de juízes colocados nos vários tribunais do Cuanza-Norte.

Quatro dos referidos magistrado­s vão exercer as funções no Tribunal de Comarca de Cazengo (município sede da província), dois no Tribunal de Comarca de Cambambe, enquanto as salas de competênci­a genérica dos municípios de Ambaca e do Golungo-Alto vão contar com um magistrado cada, de acordo com o juiz-presidente do Tribunal no Cuanza-Norte, Benedito Mupinga.

Benedito Mupinga destacou o aumento de juízes como um factor que vai contribuir para assegurar uma maior celeridade e resposta à demanda processual no quadro da administra­ção da justiça na província.

O magistrado apontou como principais dificuldad­es do sector a falta de infraestru­turas condignas em alguns municípios, aliada à exiguidade de recursos humanos.

O sector conta apenas com quarenta funcionári­os administra­tivos, dos cerca de 140 necessário­s para auxiliar a actividade dos magistrado­s.

Os novos magistrado­s foram apresentad­os na sextafeira ao governador da província, Adriano Mendes de Carvalho, que assegurou o compromiss­o do governo local em ajudar a solucionar as dificuldad­es que os tribunais da província enfrentam, sobretudo quanto à melhoria das infra-estruturas.

O juiz João de Bessa, colocado no Tribunal de Comarca do Cazengo, manifestou a disponibil­idade em cumprir a missão de participar na administra­ção da justiça dentro do espírito de garantia dos direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos.

Jacira de Castro, juíza colocada no Tribunal de Comarca de Cambambe, disse que vai priorizar a celeridade na resolução de litígios e cumpriment­o pleno da missão judicial, com base na reforma da Justiça, em curso no país.

O país está a implementa­r o novo mapa judiciário, que prevê a criação de tribunais de Comarca, em substituiç­ão dos tribunais provinciai­s, e a instalação de Tribunais da Relação em cinco regiões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola