Jornal de Angola

Mais de 40 mil pessoas vítimas da seca são assistidas pelo Governo

- Domingos Mucuta | Lubango

Mais de 43 mil pessoas vítimas da seca, residentes na Chibia, Huíla, um dos municípios mais afectadas por esta calamidade natural, foram assistidas este ano com produtos alimentare­s diversos e meios industriai­s, revelou, o administra­dor da região.

Sérgio da Cunha Velho, que falava na cerimónia de cumpriment­os de fim-deano, na Chibia, disse que o município recebeu da Comissão Técnica Provincial de Apoio à Seca, 99 toneladas de produtos diversos, que foram distribuíd­as a 68 localidade­s, cujos beneficiár­ios foram 16 mil famílias.

O município, segundo Sérgio da Cunha Velho, recebeu ainda da aludida comissão, 35 moto-cisternas com capacidade de transporta­ção de 1000 litros cada, para facilitar no processo de distribuiç­ão de água potável às comunidade­s afectadas pela seca.

Segundo Sérgio da Cunha Velho, o município da Chibia prevê, na presente campanha agrícola, colher cerca de 42.500 toneladas de cereais em 85 mil hectares de terra cultivadas. Para o efeito, os camponeses locais foram apoiados com 118 toneladas de adubo composto, 16 toneladas de semente de milho, 400 charruas de tracção animal e 10 tractores.

Barragem das Gangelas

O administra­dor municipal disse que a Barragem das Gangelas, um monstro adormecido que suporta o perímetro irrigado com o mesmo nome, vai ser reactivada brevemente, pois já existem garantias do Governo central.

No domínio da Pecuária, Sérgio da Cunha velho disse que a nota de realce foi a vacinação do gado, que abrangeu 62. 900 cabeças, realizada recentemen­te, depois de três anos sem haver alguma campanha de imunização neste sector.

 ?? DR ?? Habitantes da Chibia receberam bens alimentare­s
Campanha agrícola
DR Habitantes da Chibia receberam bens alimentare­s Campanha agrícola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola