Jornal de Angola

Selecção Nacional joga com a Nigéria

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional de andebol sénior masculina estreia hoje, às 14h00, diante da Nigéria, em partida inaugural do Grupo B, da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações, com a ambição de conquistar os primeiros pontos na competição.

As duplas masculinas da Selecção Nacional de Vela, nas classes 420 e 470, estão cada vez mais próximas do título. Caso vençam hoje, vão bastar duas conquistas, para erguer o troféu do Campeonato Africano.

Hoje disputa-se a quinta e sexta regatas, das dez previstas. Miguel Fiel / José Manasseis (420) somam dez pontos, com uma diferença de cinco para os segundos colocados, Mário Domingo e Francisco Kilombom, seguidos de perto pelos portuguese­s Manuel Ramos e Marin Mustbaum, com menos um.

Com possibilid­ades de disputar os lugares cimeiros estão os sul-africanos Matt Ashwell e Rivaldo Arendse, na quarta posição. Na classe olímpica, Matias Montinho e Paixão Afonso voltaram a fazer o pleno, ontem, e dilataram a vantagem de dois para quatro pontos, em relação aos perseguido­res mais directos. Em feminino, Domingas Huambo e Isabel Afonso conseguira­m alargar para três pontos, a vantagem sobre as moçambican­as Denise Parruque e Maria Machava.

Prova encerra sábado

O Campeonato Africano de Vela, nas classes 420 e 470, em ambosossex­os,terminasáb­ado, na contra-costa da Ilha do Cabo, com a disputa da "Medal Race", regata especial. Esta etapa é mais curta e os pontos valem a dobrar. De acordo com o director de prova, Nuno Gomes, a “Medal Race”, cuja pontuação é a duplicar, será um extra, excepto se não existir vento. Neste caso, o campeonato pode ficar decidido sem essa regata de acordo com as normas que regem a modalidade.

A competição é composta por dez regatas no máximo, sendo duas de cada classe por dia. Cada uma vale uma corrida à volta de um percurso marcado com bóias no mar, pela comissão de regata, culminando no dia derradeiro.

Na eventualid­ade de se registar ausência de vento ou outra condiciona­nte, a organizaçã­o pode decidir suspender a regata, para ser compensada noutro dia, desde que dentro do prazo estabeleci­do para a disputa do campeonato.

A pontuação em cada regata é atribuída de acordo com a colocação do concorrent­e. O primeiro classifica­do soma 1 ponto, o segundo 2, o terceiro três e assim por diante. O somatório dos pontos dará o resultado final. A dupla que obtiver menos pontos sagrar-se-á campeã.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? FADEN ?? Os resultados obtidos são provisório­s até a regata derradeira
FADEN Os resultados obtidos são provisório­s até a regata derradeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola