Jornal de Angola

General Tonta vai amanhã a enterrar

-

Os restos mortais do general Tonta Afonso Castro, falecido no dia 11 deste mês, vítima de doença, vão a enterrar amanhã, no Cemitério da Santa Ana.

De acordo com o programa distribuíd­o pelo Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas, o corpo saiu hoje da morgue, para a residência, no Benfica, por volta das 17 horas, e às 20 horas segue para o Comando do Exército.

O programa prevê, para amanhã, uma missa de corpo presente, das 7 às 8 horas, seguindo-se a cerimónia militar.

Às 9 horas acontecem as homenagens dos órgãos de soberania, membros do Executivo, das Forças Armadas, da Polícia Nacional, Antigos Combatente­s e Veteranos da Pátria, partidos políticos, familiares e amigos e da sociedade civil.

Às 10 horas o cortejo fúnebre parte para o Cemitério da Santa Ana, onde acontecem as honras militares. Estão previstas intervençõ­es da família, mensagens dos órgãos, elogio fúnebre e meditação cristã, antes da descida da urna à sepultura.

Natural de Mbanza Kongo, onde nasceu a 2 Abril de 1943, Tonta Afonso Castro foi distinguid­o, em 2005, pelo então Presidente da República, com a Ordem de Mérito Militar do Primeiro Grau. No mesmo ano, foi condecorad­o, também pelo Presidente da República, com a Ordem dos Combatente­s da Liberdade do Primeiro Grau.

Antigo comandante do extinto ELNA (antigo braço armado da FNLA ao tempo da guerrilha), Tonta Afonso Castro juntou-se às forças do Governo, em 1983, com mais 1.800 militares e 30 mil civis.

Foi integrado nas extintas FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola) com a patente de major. Comandante da Região Militar no Huambo, cumpriu várias missões. Ocupou, ainda, os cargos de segundo-comandante da Frente Norte, de 1990 a 1991, comandante da tropa da Frente Norte (1991 a 1993 e director dos SVC Missão Militar Angolana na República Democrátic­a do Congo, de 1993 a 2000.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola