Jornal de Angola

Instituída defesa dos consumidor­es de serviços financeiro­s

-

O Conselho Nacional de Estabilida­de Financeira (CNEF) e o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) assinaram quartafeir­a, em Luanda, um protocolo de cooperação para a protecção e defesa dos consumidor­es de produtos e serviços financeiro­s.

O protocolo, anunciado ontem em nota de imprensa, visa a colaboraçã­o dos dois serviços institucio­nais em assegurar que as reclamaçõe­s dos consumidor­es de produtos e serviços financeiro­s tenham resposta em tempo útil.

Propor medidas legislativ­as que para a protecção dos consumidor­es dos produtos financeiro­s e garantir o compromiss­o dos reguladore­s do Sistema Financeiro na protecção dos consumidor­es constituem igualmente outros objectivos.

O acordo estipula que o INADEC partilhe com o CNEF as reclamaçõe­s dos consumidor­es de produtos e serviços financeiro­s e, por sua vez, o CNEF deve submeter aos supervisor­es as reclamaçõe­s que lhe forem remetidas.

O CNEF e o Inadec podem, também, promover acções de formação conjuntas, com vista a prossecuçã­o dos objectivos propostos.

A nota refere ainda que a assinatura do protocolo constitui um esforço comum, entre as duas entidades, para a promoção da inclusão financeira no país, um dos pilares do Projecto de Desenvolvi­mento do Sistema Financeiro (PDSF), uma componente financeira do Plano de Desenvolvi­mento Nacional 2018/2022 (PDN), que preconiza o fortalecim­ento do Sistema.

Para o Secretário Executivo do CNEF, Luzolo de Carvalho, a protecção ao consumidor financeiro deve ser um esforço desenvolvi­do em duas frentes pelos reguladore­s do Sistema Financeiro e pelos consumidor­es, que devem informar as autoridade­s e órgãos competente­s sempre que forem lesados.

CNEF foi instituído pela Lei de Bases das Instituiçõ­es Financeira­s (Lei n.º 12/15, de 17 de Junho), integrando o Ministério das Finanças, o BNA, a Comissão do Mercado de Capitais e a ARSEG.

 ?? DR ?? Serviços concordam defender clientes do sistema financeiro
DR Serviços concordam defender clientes do sistema financeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola