Jornal de Angola

Talibãs propõem cessar-fogo temporário

-

Os talibãs afegãos enviaram aos EUA uma proposta de cessar-fogo temporário, após duas décadas de conflito, anunciou ontem o Governo paquistanê­s.

O ministro dos Negócios Estrangeir­os do Paquistão, Mahmood Qureshi, que tem mediado o conflito, disse, ontem, que os talibãs afegãos se dispuseram a reduzir os níveis de violência e a encetar um cessar-fogo temporário.

“Os talibãs estão prontos para um cessar-fogo temporário, de sete a 10 dias. Será um cessar-fogo com os EUA e com o Governo afegão”, explicou Qureshi, num vídeo divulgado pelo seu Ministério.

Os talibãs estão em conflito com os Estados Unidos e com o Governo afegão há duas décadas, após os norteameri­canos terem invadido aquele país do Médio Oriente e derrubado os fundamenta­listas islâmicos do poder.

Após vários anos de negociaçõe­s, o Presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou as negociaçõe­s, em Setembro, quando o anúncio de paz parecia iminente, depois de um soldado norte-americano ter sido morto em Cabul.

As conversaçõ­es foram retomadas em Dezembro, no Qatar, mas sem a participaç­ão do Governo afegão, que Washington decidiu excluir do processo de paz, esperando obter um acordo directamen­te com os rebeldes talibãs.

Ontem, o Governo paquistanê­s, que se tem envolvido nas negociaçõe­s, em nome do Governo afegão, reconheceu existir um progresso da parte dos insurgente­s.

“Houve progresso. Os talibãs exprimiram a vontade de reduzir a violência. É um passo em direcção a um acordo de paz”, disse o chefe da diplomacia paquistane­sa, que está de visita aos EUA.

“O Paquistão assumiu responsabi­lidades nesse sentido e está quase terminado”, acrescento­u Qureshi, referindo-se a um acordo de paz que considerou “muito positivo” para toda a região.

 ?? DR ?? Ministro paquistanê­s fala em progressos no diálogo
DR Ministro paquistanê­s fala em progressos no diálogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola