Jornal de Angola

Violinista cubana toca house music

- Amilda Tibéria

Transforma­r o som do violino em house music é uma técnica inédita que exige muito do instrument­o, afirmou, ontem, ao Jornal de Angola, a violinista cubana Cláudia Aída Hernández Verdecia.

A residir em Luanda, há mais de um ano, onde lecciona aulas de violino na Orquestra Sinfónica Kapossoka, Cláudia Hernandez explicou que teve a primeira experiênci­a no estilo house music, na reabertura do espaço Lookal Beach Club, na qual fez dueto com o DJ Paulo Alves.

A violinista já teve experiênci­a idêntica, com o house music, na casa nocturna Chill Out. Em 2018, participou nos espectácul­os da quinta temporada do Show do Mês, da Nova Energia, e, em 2019, no Festival de Zouk, com Yola Semedo, assim como com o agrupament­o Etno Ngola.

“Estou muito feliz com está experiênci­a e pretendo continuar a tocar violino no estilo house music, dando sequência aos projectos futuros que tenho em Luanda e nas demais províncias de Angola”, disse a violinista.

Cláudia Aida Hernández Verdecia nasceu em 1992, em Cuba, onde estudou violino, na escola primária e secundária do Conservató­rio Alejandro Garcia Caturla. Participou em muitos eventos com o coro Diminuto, daquela escola, nas salas de teatro cubano Hubert de Blank, Palácio de nas Convenções e Conselho de Estado, alguns dos quais assistidos pelo Comandante em Chefe Fidel de Castro e Hugo Chaves, ex-Presidente da Venezuela. Estudou o nível médio no Conservató­rio Amadeu Roldán, tendo participad­o em muitos eventos, com o maestro Frank Fernández.

Cláudia Aida Hernández Verdecia gravou, em 2011, com a Orquestra do Conservató­rio Amadeu Roldán, o videoclipe do filme “Kangamba”, com Edesio Alejandro e Cristian Alejandro.

Em Novembro de 2007, participou, em Cuba, no Encontro Nacional de Orquestras Sinfónicas com a Juvenil Amadeo Roldán, dirigida por Daiana García.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola