Jornal de Angola

Militares e Sambilas preparam “velhinho” derby do Girabola

Petrolífer­os podem alargar diferença pontual sobre o rival caso vençam, amanhã, o Williete de Benguela, no Estádio Nacional 11 de Novembro

- António de Brito

1º de Agosto e Progresso Sambizanga protagoniz­am domingo, às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, o jogo de cartaz no arranque da segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2019/20.

No primeiro turno os “sambilas” ganharam aos “militares” do Rio Seco, por 1-0. Chegada à fase crucial da competição, a formação militar sabe que está obrigada a vencer seja qual for o adversário, pois só assim conseguirá manter a ambição de revalidaçã­o do título e assumir a liderança da prova sob controlo do Petro de Luanda.

Na tabela classifica­tiva, os colossos do futebol angolano estão separados por um ponto, os “tricolores” do Eixo Viário são líderes, com 38 pontos, seguidos dos rubro e negros, 37.

Amanhã, na recepção ao Williete de Benguela, os petrolífer­os podem alargar a diferença, por teoricamen­te terem um jogo acessível. Na condição de visitado, o actual líder do Girabola é claro favorito, mas tem de abordar o desafio com cautelas redobradas para não ser surpreendi­do, sobretudo por empatar (2-2), no primeiro turno do campeonato.

No capítulo técnico, 1º de Agosto e Progresso preparam ao pormenor o “derbi” da capital. O técnico Dragan Jovic agendou para hoje, às 8h30, no Estádio França “N'dalu”, um treino à porta fechada, a fim de ensaiar a estratégia de jogo a adoptar diante do conjunto treinado por Hélder Teixeira.

Refeito do tropeço frente ao TP Mazembe, por 1-2, o campeão angolano treina motivado com o propósito de vencer.

Na véspera da partida com o Progresso, Jovic pode darse por feliz, porque trabalha com o grupo completo, já que Zito Luvumbo e Yazid Atouba, estão recuperado­s das respectiva­s lesões.

Discursos coincident­es

Contactado pelo Jornal de Angola, Ivo Traça, treinador-adjunto do 1º de Agosto, prometeu uma equipa combativa, à semelhança do encontro com o Mazembe.

“Vamos adoptar a postura demonstrad­a nos dois jogos com a formação congolesa. Doravante, temos de procurar ganhar todos os desafios. Entramos para a fase decisiva do campeonato”, realçou.

Sobre o opositor Traça referiu: “O Progresso é um adversário a respeitar. Mas queremos os três pontos.”

Apesar das dificuldad­es a enfrentar diante do tetracampe­ão nacional, Hélder Teixeira espera pontuar na casa do opositor, visto que a equipa ocupa o modesto 14º lugar, com 12 pontos.

“Esperámos discutir o jogo pelo jogo. O objectivo passa por pontuar diante do 1º de Agosto”, assegurou o técnico. dos sambilas.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Equipas estão separadas por 23 pontos na tabela classifica­tiva da maior prova do calendário
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Equipas estão separadas por 23 pontos na tabela classifica­tiva da maior prova do calendário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola