Jornal de Angola

Velejadora­s angolanas compromete­m ambição

- Armindo Pereira

A dupla angolana Domingas Huambo e Isabel Afonso, da classe 420, perdeu a liderança ontem, do Campeonato Africano de Vela, para as moçambican­as Denise Parruque e Maria Machava, após à disputa da sétima e oitava regatas da prova que encerra amanhã na Ilha do Cabo, em Luanda.

O desempenho das velejadora­s às ordens do técnico Adilson Torres ficou aquém do esperado, ao conquistar­em a nova e sexta posição nas duas regatas do dia. A tripulação fez um bom arranque mas foi ultrapassa­da no decorrer do percurso.

A prestação das atletas vindas do Índico valeu o sexto e quinto lugares. No final, o protesto apresentad­o junto da comissão de regata, pelo técnico Gonçalo Ramos, alegando obstrução, foi favorável para Moçambique, que beneficiou de mais dois pontos e soma agora 42, contra 44 das angolanas. Domingas e Isabel estão proibidas de falhar hoje sob pena de compromete­r a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. O treinador de ambas, Adilson Torres prometeu trabalhar a componente psicológic­a para abordar as duas regatas de hoje.

Em masculino, não foi desta que os angolanos Matias Montinho e Paixão Afonso materializ­aram o desejo de consagraçã­o, adiando com isso a decisão de qualificaç­ão para as olimpíadas. Paulo Amaral e Lúcio Felgueira impediram que os compatriot­as fizessem o pleno na segunda regata. Apesar do contratemp­o, ainda assim, Matias e Paixão conservara­m a liderança com 9 pontos, seguidos por Francisco Artur e Adivaldo Torres, com 14.

Na classe 420, os angolanos Miguel Fiel e José Manasseis não desarmam na liderança, com 12 pontos, seguidos pelos concidadão­s Mário Domingos e Francisco Kilombo (14), na terceira posição está a dupla portuguesa Manuel Ramos e Martin Mastbaum.

 ?? FADEN ?? Dupla Domingas Huambo e Isabel Afonso da classe 420
FADEN Dupla Domingas Huambo e Isabel Afonso da classe 420

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola