Jornal de Angola

Acidentes com minas mataram 102 pessoas

- Edna Mussalo

Um total de 102 pessoas foi vítima de acidentes com minas e engenhos explosivos, durante o ano de 2019 em todo país, revelou, ontem, em Luanda, a chefe do Departamen­to de Educação sobre o Risco de Minas do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Suzana Angolar.

Suzana Angolar, que falava durante uma palestra de sensibiliz­ação e educação sobre o risco de minas e engenhos explosivos, como remanescen­tes de guerra, no município do Kilamba Kiaxi, disse que a questão da desminagem no país requer um trabalho árduo e é considerad­a um processo contínuo pois foram mais de 30 anos de guerra que ainda hoje é avaliado.

A responsáve­l disse que este ano, o INAD já registou a ocorrência de cinco mortos e oito feridos, no dia 6 do mês em curso, na localidade de Sayema, província da LundaSul, como o mais recente caso de vítimas de explosivos.

Suzana Angolar salientou que as minas continuam a causar muitas vítimas entre as populações e apontou a localidade da Quiminha, no Quilómetro 44, em Luanda, como a zona que mais preocupa o Instituto Nacional de Desminagem (INAD), pelas frequentes recolhas de engenhos não detonados.

Fez saber que é importante o trabalho de conscienci­alização sobre o risco de minas e engenhos explosivos e a descrição dos mesmos em comunidade­s onde há populares que se dedicam à recolha de metais para a comerciali­zação.

A responsáve­l disse que muitas zonas habitadas e próximas das cidades podem registar casos de explosão de engenhos, devido à livre circulação de pessoas e à comerciali­zação de metais desconheci­dos, como foi o caso registado recentemen­te no bairro do Golfe, município do Kilamba Kiaxi, em Luanda, onde registou-se um acidente com um engenho explosivo que vitimou 13 pessoas.

Vítimas do Golfe registam melhorias

Três crianças amputadas, vítimas da explosão de engenho no Mercado do Golfe, que se encontram internadas no Hospital Geral de Luanda, apresentam um quadro clínico satisfatór­io.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Três das 13 vítimas da explosão no Golfe ainda internadas
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Três das 13 vítimas da explosão no Golfe ainda internadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola