Jornal de Angola

Libertado o principal crítico de George Weah

-

As autoridade­s da Serra Leoa anunciaram ontem a libertação de um dos principais críticos do Presidente da Libéria, que estava detido a pedido das autoridade­s liberianas, devido às investigaç­ões contra si ainda em curso.

Henry Costa deixou a Serra Leoa no sábado, tendo seguido para os Estados Unidos, onde reside, de acordo com uma fonte do serviço de imigração serra-leonino, citada pela agência France Press.

Esta partida coloca em causa um eventual regresso de protestos na Libéria contra o Presidente, uma vez que Henry Costa tem sido uma das principais vozes contra o Chefe de Estado liberiano, George Weah.

Apresentad­or de um programa de rádio popular na Libéria, que produz a partir dos EUA, Henry Costa é um dos principais instigador­es dos protestos anti-Weah, que viu a sua estação de rádio encerrada em Outubro.

Henry Costa está a ser investigad­o pelas autoridade­s da Libéria, que suspeitam que os seus documentos de viagem sejam falsos. À rádio Democracia 98.1, o ministro da Informação da Serra Leoa,

Mohamed Rahman Swaray, afirmou que o Governo liberiano pediu às autoridade­s do seu país para que investigas­sem Henry Costa.

George Weah, antiga glória do futebol mundial, chegou à liderança do país em Janeiro de 2018 e desde então tem sido alvo de críticas. Uma das principais tem sido a forma como a economia do país é tratada, dando origem inclusive a uma desvaloriz­ação da moeda.

A Libéria continua a sofrer dos efeitos de uma guerra civil que matou cerca de 250 mil pessoas entre 1989 e 2003 e pelo maior surto de ébola (entre 2014 e 2016).

 ?? DR ?? Henry Costa deixa Serra Leoa
DR Henry Costa deixa Serra Leoa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola