Jornal de Angola

Julgamento retoma hoje na Câmara Criminal do Tribunal Supremo

- Santos Vilola

A audiência de discussão e julgamento na Câmara Criminal do Tribunal Supremo em que são réus José Filomeno “Zenu” dos Santos e o ex-governador do Banco Nacional de Angola, Valter Filipe, retoma hoje com a audição de declarante­s.

A fase de produção de prova antes das alegações finais, dos quesitos e da decisão final continua com a audiência de declarante­s depois de já terem sido ouvidos como declarante­s o exministro das Finanças, Archer Mangueira, e o governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

Os réus José Filomeno “Zenu” dos Santos e Jorge Gaudens Pontes Sebastião, foram pronunciad­os pelos crimes de burla por defraudaçã­o, branqueame­nto de capitais e tráfico de influência; e António Samalia Bule Manuel e Valter Filipe Duarte da Silva pronunciad­os pelos crimes de burla por defraudaçã­o, branqueame­nto de capitais e peculato.

A audiência é presidida pelo juiz conselheir­o João da Cruz Pitra, ladeado dos juízes conselheir­os José Martinho Nunes e João Pedro Fuantoni e, em representa­ção do Ministério Público, está o procurador-geral adjunto da República, Pascoal Joaquim. O Banco Nacional de Angola faz-se representa­r por Tânia Mussango, como assistente da acusação.

A defesa dos réus é representa­da pelos advogados João Manuel (de António Manuel), Sérgio Raimundo (Valter Filipe), Bangula Quemba (Jorge Sebastião) e o defensor oficioso António Gentil Simão (de Zenu dos Santos).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola