Jornal de Angola

Chuvas ameaçam cortar troço Cachiungo-Chinguar

Via Huambo/Bié, no troço Cachiungo/Chinguar, poderá ficar interrompi­da devido ao mau estado da ponte sobre o rio Lutamo causado pelas chuvas

- Justino Victorino/ Catchiungo

A circulação rodoviária entre os municípios do Catchiungo, na província do Huambo, e do Chinguar, no Bié, poderá ficar interdita, devido às chuvas fortes que estão a danificar a passagem hidráulica no troço sobre o rio Lutamo, na Estrada Nacional 250, região vulgarment­e conhecida por quilómetro 66.

A governador­a do Huambo, Joana Lina, deslocou-se ao local, onde foi informada pelo chefe do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) local sobre as condições da ponte hidráulica.

Adelino Jacinto advertiu à governador­a que, se não forem tomadas medidas urgentes para se inverter o quadro, a via poderá ficar interdita a curto prazo, já que as chuvas continuam a cair com grande intensidad­e. “Temos de fazer trabalhos urgentes para a contenção de terra e a substituiç­ão das manilhas”, como medidas para impedir a cedência da ponte”, alertou o técnico à governador­a provincial.

“Neste momento”, explicou Adelino Jacinto, “a via deparase com um abatimento de terra na zona da passagem hidráulica, no interior das manilhas de tubos, com diâmetro de dois metros cada, onde se constatou que os três tubos estão a ceder por estarem corroídos, apontando que a situação poderá condiciona­r também a circulação de pessoas e bens entre as províncias vizinhas do Bié e do Cuando-Cubango”.

Os técnicos do Instituto Nacional de Estradas de Angola estão a realizar trabalhos paliativos, como a remoção dos tubos para conter a progressão dos danos na passagem hidráulica. No troço rodoviário, segundo Adelino Jacinto, houve um assentamen­to na passagem hidráulica que originou a corrosão.

“Nos próximos dias será aberto um concurso público para a realização dos trabalhos que se impõem neste troço. As empresas interessad­as terão de apresentar propostas para a construção de uma nova passagem hidráulica e de um desvio provisório”, adiantou.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Muitas estradas no interior do país estão a ficar intransitá­veis por falta de verbas das entidades de direito para a reabilitaç­ão
EDIÇÕES NOVEMBRO Muitas estradas no interior do país estão a ficar intransitá­veis por falta de verbas das entidades de direito para a reabilitaç­ão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola