Jornal de Angola

Portugal confirma pedido de ajuda

-

Cinco dias depois de o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, ter passado por Lisboa, onde se reuniu com a homóloga portuguesa, Lucília Gago, o Ministério Público português confirma que Angola já pediu ajuda formal a Portugal no processo aberto em Março de 2018 contra Isabel dos Santos.

Nesse processo, que nada tem a ver com o caso “Luanda Leks”, Isaqbel dos Santos é constituíd­a arguida por “má gestão” e “desvio de fundos” durante a passagem pela Sonangol, onde presidiu ao conselho de administra­ção entre Junho de 2016 e Novembro de 2017.

“Relativame­nte à matéria ‘Luanda Leaks’, o jornal “Público”, citando uma fonte do Ministério Público, dá conta de que se “confirma a recepção de pedidos de cooperação judiciária internacio­nal em matéria penal. Neste, como em todos os outros casos, dar-se-á seguimento aos pedidos de cooperação judiciária internacio­nal”.

A confirmaçã­o pressupõe que a instituiçã­o dirigida por Hélder Pitta Grós já tenha enviado ao Ministério Público português uma carta rogatória a detalhar as diligência­s que quer solicitar e que podem incluir audição de testemunha­s, constituiç­ão de arguidos, recolha de elementos documentai­s e bancários ou a apreensão de bens, explica o mesmo jornal.

Esta notícia surge no dia seguinte a saber-se que o

hacker Rui Pinto, responsáve­l pelos “Football Leaks”, foi a fonte que permitiu a obtenção dos 715 mil documentos nos quais um Consórcio Internacio­nal de Jornalista­s de Investigaç­ão (CIJI) se baseou para fazer as revelações do “Luanda Leaks”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola