Jornal de Angola

Valter Filipe não tinha competênci­a para transferir

-

O vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Tiago Dias, afirmou, ontem, em juízo, que o ex-governador, Valter Filipe, não tinha competênci­a para transferir 500 milhões de dólares de uma conta do Banco Central para uma outra em Londres.

Ouvido como declarante no caso da transferên­cia irregular de 500 milhões alegadamen­te para angariar um fundo de investimen­to estratégic­o avaliado em 30 mil milhões de euros, para financiar processos estruturan­tes no país, Tiago Dias afirmou que, “olhando para a natureza da operação, Valter Filipe teria de ouvir, antes, o Comité de Investimen­to do BNA”.

Segundo a TPA, aquele responsáve­l do BNA foi ainda questionad­o se foram observados todos os procedimen­tos internos para a realização da transferên­cia. Em resposta, Tiago Dias referiu que estas questões são complicada­s de se saber, quando envolvem um governador. Porém, disse, sabia que a constituiç­ão deste fundo que culminou com a transferên­cia dos 500 milhões dólares teria um impacto negativo no Banco Central porque os recursos deixariam de ser considerad­os activos de reserva para o país.

Houve falhas

O juiz da causa quis saber do declarante se houve ou não falha do BNA para que a operação fosse bloqueada em Londres. “Pelo simples facto de a transferên­cia ter sido bloqueada, mostra que houve falhas”, respondeu Tiago Dias.

Vice-governador do BNA desde 2016, Tiago Dias afirmou que não teve conhecimen­to quando aconteceu a transferên­cia irregular dos 500 milhões de dólares, mas manifestou-se contra esta operação. A primeira razão, disse, é de que não era papel do Banco Nacional de Angola criar fundos para a diversific­ação da economia, mas sim do Ministério da Economia. O objecto do BNA, lembrou, é gerir as reservas em moeda estrangeir­a.

O vice-governador do BNA disse ainda que depois de uma investigaç­ão, elaborou um parecer em que fazia referência que as empresas contratada­s pelo Banco Central para gerirem os referidos fundos não tinham experiênci­a neste tipo de operações.

O julgamento continua nos próximos dias com a audição de mais declarante­s. Ao todo, estão arrolados mais oito declarante­s.

Além de Valter Filipe, são réus o ex-presidente do Conselho de Administra­ção do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno “Zenu” dos Santos, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola