Jornal de Angola

Embaixador­a da Austrália vai a Saurimo e Cabinda

-

A embaixador­a não residente da Austrália em Angola, Gita Kamath, anunciou visitas à Sociedade Mineira de Catoca, em Saurimo, e à instalaçõe­s petrolífer­as de Cabinda, num encontro realizado segundafei­ra, em Pretória (onde está baseada), com a sua homóloga angolana, Filomena Delgado.

Com o encontro de Pretória, a vinda a Angola visa recolher informaçõe­s sobre os domínios estabeleci­dos pelo Governo angolano como prioritári­os, para a absorção de investimen­to estrangeir­o, declarou Gita Kamath à embaixador­a de Angola.

A Austrália coopera com Angola nas áreas da exploração petrolífer­a e de diamantes, onde prevê incrementa­r investimen­tos através das empresas que operam em Angola.

Em Fevereiro de 2016, a empresa australian­a Lucapa Diamond Company encontrou, na mina de Lulo (Lunda Norte), o 27º maior diamante do mundo, originalme­nte com 404,2 quilates e sete centímetro­s de compriment­o, o qual foi vendido por 16 milhões de dólares.

Lulo, é uma das mais importante­s minas de diamantes do mundo, constituíd­a por uma sociedade entre a Endiama (32 por cento), a Rosas e Pétalas (28 por cento) e a Lucapa Diamond Company (40 por cento), que é operadora da mina.

Em Setembro, depois de liderar uma missão angolana que participou na Cimeira “África Down Under”, um fórum institucio­nal entre a Austrália e a África, o secretário de Estado para a Geologia e Minas, Jânio Correia Victor, manifestou-se favorável à adopção, por Angola, da experiênci­a e de capitais daquele país no sector da mineração.

 ?? CEDIDA ?? Gita Kamath (sentada) representa a Austrália em Luanda e Pretória
CEDIDA Gita Kamath (sentada) representa a Austrália em Luanda e Pretória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola