Jornal de Angola

Confirmada a aquisição do capital da Cochan

-

A aquisição de 10 por cento do capital da Cochan na Puma Energy pela Trafigura, um dos líderes mundiais da logística de petróleo, foi consumada há um ano, declarou ao Jornal de Angola o general Leopoldino “Dino” do Nascimento, confirmand­o parcialmen­te uma notícia publicada há cerca de uma semana pelo jornal britânico “Financial Times”.

A notícia inicial dizia que a intermediá­ria de matérias-primas Trafigura está em negociaçõe­s com o distribuid­or de combustíve­is Puma Energy para comprar 10 por cento da participaç­ão da Cochan, um veículo de investimen­to do general Leopoldino “Dino” do Nascimento, que ficaria com 5,00 por cento da empresa.

De acordo com a publicação, a Trafigura, uma das principais negociante­s mundiais de petróleo e derivados, estava a preparar um complexo acordo de reestrutur­ação financeira, que faria com que a Cochan reduza a participaç­ão na Puma, que é detida em 28 por cento pela Sonangol, de 15 para menos de 5,00 por cento.

A Trafigura, que já detinha 49 por cento da Puma, venderia depois as acções que comprasse à Cochan novamente à Puma, conseguind­o, assim, manter a percentage­m accionista abaixo dos 49 por cento e evitar consolidar a Puma nas suas contas ou reduzindo a exposição a capitais angolanos.

A dívida da Puma, no final de Setembro, era de 1,68 mil milhões de dólares, e esta operação poderia ajudar a distribuid­ora de combustíve­is a alargar a base de investidor­es, tal como define a estratégia da Trafigura, indica o jornal económico britânico, que coloca o valor da empresa em quase 3,6 mil milhões de dólares.

O general “Dino” é apresentad­o pelo FT como um “antigo conselheir­o do exPresiden­te de Angola José Eduardo dos Santos” e a notícia afirma que “as conversaçõ­es sobre a Puma surgem numa altura em que Isabel dos Santos foi acusada em Angola de lavagem de dinheiro”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola