Jornal de Angola

Justiça israelita acusa Netanyahu de corrupção

A decisão surgiu horas depois do Primeiro-Ministro ter retirado o seu pedido de imunidade ao Parlamento

-

Benjamin Netanyahu foi, ontem, formalment­e, acusado de corrupção em três casos distintos, noticiou a Reuters, que citou fonte oficial. Um tribunal israelita avançou com a acusação formal horas depois do Primeiro-Ministro ter retirado o pedido de imunidade que tinha feito ao Knesset, o Parlamento de Israel.

Não se sabe por agora para quando fica agendado o julgamento do líder israelita, algo que até pode levar anos a acontecer.

Netanyahu foi acusado de fraude, suborno e quebra de confiança em Novembro do ano passado e negou ter agido de forma incorrecta.

O Primeiro-Ministro de Israel justificou a decisão de retirar o pedido de imunidade com o facto de “não querer continuar este jogo sujo”, referindos­e ao debate que ia ter lugar no Knesset para analisar o assunto. A decisão de Netanyahu foi revelada numa publicação na conta do Facebook, horas antes do Knesset começar a debater a formação de um comité para analisar o pedido de imunidade do líder israelita.

Benjamin Netanyahu considerou ainda que esta é a “continuaçã­o da perseguiçã­o pessoal” de que é alvo.

Benjamin Netanyahu encontrase em Washington, onde assistiu ao lançamento do plano de paz para o Médio Oriente, elaborado pela administra­ção Trump.

Para além de “Bibi”, também o rival político Benny Gantz foi à Casa Branca para se encontrar com o Presidente norte-americano. Nenhum representa­nte da Palestina viajou a Washington, já que o plano de paz concebido pelo conselheir­o de Trump e seu genro, Jared Kushner, é rejeitado pelos palestinia­nos.

Netanyahu e Gantz vão voltar a disputar a liderança israelita nas eleições de 2 de Março, o terceiro escrutínio para resolver o impasse político no país.

 ?? DR ?? Chefe do Governo israelita informado da acusação durante a visita a Washington
DR Chefe do Governo israelita informado da acusação durante a visita a Washington

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola