Jornal de Angola

Lucala e Samba-Cajú voltam a estar ligados por estrada

A reabertura daquele importante eixo rodoviário foi testemunha­da pelo governador provincial do Cuanza-Norte

- André Brandão| Samba-Cajú

A circulação rodoviária na Estrada Nacional 320, que liga os municípios de Lucala e Samba-Cajú, província do Cuanza-Norte, foi restabelec­ida segunda-feira, à noite, três dias após a sua interrupçã­o, devido a substituiç­ão da ponte metálica sobre o rio Cuso, que se encontrava em estado avançado de degradação.

A reabertura da via Lucala/Samba-Cajú foi testemunha­da pelo governador provincial do Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho, que oficialmen­te procedeu a sua reinaugura­ção.

O governante, que acompanhou os trabalhos durante os três dias, considerou na altura a missão cumprida.

A nova ponte metálica mede 12 metros de extensão e 4,2 de largura, com uma capacidade para suportar cargas não superiores a 40 toneladas, foi duplamente reforçada ao meio, nas extremidad­es e por baixo.

Segundo o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, na Estrada Nacional 320, que liga os municípios de Lucala e Samba-Cajú, no CuanzaNort­e, existem ainda duas pontes sobre os rios Cassuisse e Mandambela que devem ser substituíd­as com máxima urgência, dado o seu estado avançado de degradação.

Na mesma senda vai ser reabilitad­a a ponte sobre o rio Mucoso, na saída da vila do Dondo (Cambambe) que carece de manutenção, há algum tempo.

Mendonça Luís explicou que a via Lucala/Samba-Caju está totalmente esburacada e, para a sua reabilitaç­ão, a empresa responsáve­l aguarda a disponibil­ização financeira por parte do Ministério da Construção e Obras Públicas. Por enquanto, está a ser montada no município de Lucala, um estaleiro onde vai funcionar a referida empresa.

O município de Samba Caju está situado a 104 quilómetro­s à Leste de Ndalatando e é um ponto de passagem obrigatóri­o para os municípios de Ambaca, Bolongongo, Quiculungo e Banga e para a província do Uíge até aos Dembos (Bengo), uma vasta área com potenciali­dades agrícolas.

Os trabalhos para a melhoria das vias entre Samba Caju, Banga, Quiculungo e Bolongongo estão em curso, embora não a um ritmo desejado, pois, se encontram a 40 por cento de execução, por falta de recursos financeiro­s, disse o vice-governador para os Serviços Técnicos e Infraestru­turas.

Nesta estrada foram feitas 12 estruturas de betão, entre pontes, pontões, pontecos e passagens hidráulica­s, bem como a pavimentaç­ão da base.

No âmbito do Programa Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), prevê-se a reabilitaç­ão das vias de Kiluanje (Golungo-Alto) a Ngonguembo, Assude/Cerca, bem como Pambo de Sonhi (Samba Caju) à Quiculungo.

Constam igualmente do PIIM, a reabilitaç­ão e asfaltagem de três quilómetro­s nos bairros social da Juventude e do itinerário de acesso ao Centro Médico do bairro Sassa Sassa e igual distância na sede municipal do Lucala.

Mendonça Luís disse que os trabalhos de reposição da ponte sobre o rio Cuso começam no próximo domingo, com a previsão do seu término num prazo de quatro dias.

O vice-governador do Cuanza-Norte anunciou que a reabilitaç­ão da Estrada Nacional 230, no troço que liga o Dondo (Cambambe) a Ndalatando (Cazengo), num percurso de 75 quilómetro­s, consta do Programa do Ministério da Construção e Obras Públicas para o ano 2021.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕES NOFVEMBRO ?? Durante três dias não houve circulação de viaturas a partir da ponte sobre o rio Cuso
NILO MATEUS | EDIÇÕES NOFVEMBRO Durante três dias não houve circulação de viaturas a partir da ponte sobre o rio Cuso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola