Jornal de Angola

Cabinda cria condições para realizar o Entrudo

- Pedro Suculate | Cabinda

A província de Cabinda já tem as condições prontas para os 74 grupos, de adultos e infantis, oriundos de quatro municípios, “dançarem” o Carnaval condigname­nte, informou, ontem, o secretário da Cultura, Ernesto André.

Entre os grupos inscritos, disse, 40 são do município de Cabinda, dos quais 20 de adulto e igual número de crianças, 19 de Cacongo, 12 de infantis e sete de adultos, sete de Bucu-Zau, dos quais três infantis e quatro de adultos, e oito de Belize, com quatro grupos infantis e o mesmo número na classe de adulto.

Além destes grupos, foram convidados a participar, nesta edição do Carnaval, seis escolas do I e II ciclo de ensino, assim como blocos de animação, para incentivar o gosto pela “festa do povo” entre os jovens e trazer diversidad­e ao Entrudo.

Esta edição do Carnaval é realizado em duas fases, uma municipal, a ter lugar no dia 23 de Fevereiro, na qual são apurados os grupos de adultos e infantis, que vão participar na fase provincial, no dia 25. Para participar no Carnaval, acrescento­u Ernesto André, os grupos devem respeitar alguns critérios, um dos quais ter no mínimo 50 integrante­s.

Em relação aos prémios, disse que todos os grupos inscritos recebem 50 mil kwanzas, para a compra da indumentár­ia. “Ainda não definimos o valor a atribuir aos vencedores. Vamos dar um valor simbólico a todos participan­tes, como forma de os incentivar a continuare­m a dançar”, disse.

A Secretaria Provincial da Cultura, garantiu, está a trabalhar, com o Ministério de tutela, governo da província e parceiros, para conseguir os valores monetários o mais rápido possível. “São questões a serem resolvidas, para termos uma festa à altura. Este ano necessitam­os de 14 milhões de kwanzas, para os prémios dos vencedores e outros encargos”, esclareceu.

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Candidatos deste ano prontos para disputarem o título
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Candidatos deste ano prontos para disputarem o título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola