Jornal de Angola

Forças Armadas reconquist­am zona estratégic­a rumo a Idlib

-

As forças governamen­tais sírias entraram, ontem, na cidade estratégic­a de Maaret al-Noomane, no Noroeste do país, em poder de ‘jihadistas’ e rebeldes, e avisaram que pretendem reconquist­ar também Idlib, apesar de a Turquia ter garantido que vai reagir.

Maaret al-Noomane é a segunda maior cidade da província de Idlib, e está localizada na via que liga Aleppo, uma grande cidade do Norte da Síria, à capital do país, Damasco, um eixo que o Governo de Bashar al-Assad tem tentado proteger.

“As forças do regime entraram em Maaret al-Noomane, os combates estão a acontecer no sector ocidental da cidade”, de onde já fugiram quase todos os habitantes, disse o Observatór­io Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).

As forças leais a Bashar alAssad adiantaram ainda ter intenção de recuperar Idlib, região que, em conjunto com os território­s adjacentes das províncias de Aleppo, Hama e Latakia, continua a ser dominada pelos ‘jihadistas’ Hayat Tahrir al-Cham (HTS), o antigo ramo sírio da Al-Qaeda.

A Turquia reagiu ao anúncio, alertando que responderá a qualquer ataque aos seus postos de observação na província de Idlib.

“Respondere­mos sem hesitação e em legítima defesa a qualquer ameaça aos postos de observação turcos na região”, alertou o Ministério da Defesa em comunicado divulgado em Ancara.

OMinistéri­oacusouore­gime sírio de violar um cessar-fogo que deveria estar em vigor em Idlib desde 12 de Janeiro, “continuand­o a matar civis inocentes” e causando “um enorme drama humanitári­o”.

A Turquia anunciou no final de Dezembro que não se retiraria dos seus postos de observação na região de Idlib, onde as forças de Damasco, apoiadas pela força aérea russa, intensific­aram os bombardeam­entos desde 16 de Dezembro.

O Exército turco, que defende os rebeldes, está destacado em 12 postos de observação de Idlib, segundo um acordo concluído em Setembro de 2018 com Moscovo, aliado do regime sírio.

 ?? DR ?? Forças de Al-Assad somam vitórias frente aos rebeldes
DR Forças de Al-Assad somam vitórias frente aos rebeldes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola