Jornal de Angola

Pianista francês actua na capital

-

O pianista francês Simon Ghraichy realiza hoje, a partir das 20h00, na Casa das Artes, em Talatona, um concerto de música clássica, no âmbito das comemoraçõ­es do Tratado do Eliseu.

No concerto, organizado pela Alliance Française de Luanda, o pianista interpreta­rá temas de compositor­es clássicos e contemporâ­neos, como Robert Schumann, Michael Nyman e Philip Glass.

Após ter obtido sucesso, em 2018, no Memorial António Agostinho Neto, o pianista está de volta a Luanda para apresentar o novo álbum, “33”, lançado em Fevereiro de 2019. Mais íntimo, este álbum, traz composiçõe­s com reflexões sobre o tempo que passa e revela episódios do passado do artista.

O concerto da próxima quarta-feira é organizado alusivo ao Tratado do Eliseu, bilateral entre a Repúblicas Federal da Alemanha e França, assinado, no Palácio do Eliseu, em 22 de Janeiro de 1963, pelo Chanceler Konrad Adenauer e o presidente Charles de Gaulle. O tratado, selou a reconcilia­ção entre as duas Nações e lançou os alicerces de uma paz douradora em toda a Europa.

Os ingressos à venda, hoje, no local do espectácul­o, custam cinco mil kwanzas, para estudantes, e o dobro para o público geral.

Perfil do artista

Simon Ghraichy, 34 anos, é francês de origem libanesa e mexicana, que mora em Paris. É conhecido “pelo estilo único, moldado pelas várias influência­s culturais, francesas, libanesas e mexicanas, que possibilit­am a abertura da música clássica ao público em geral, seduzindo amadores e leigos, pela virtuosida­de e gosto artístico impecável, assim como pela personalid­ade extroverti­da e carisma”. Simon Ghraichy formou-se com vários mestres, entre os quais Michel Béroff e Dária Hovorra, no Conservató­rio Nacional Superior de Música de Paris, Tuija Hakkila, na Academia Sibelius de Helsinki, antes de conquistar diversos prémios e iniciar a carreira internacio­nal.

Apresentou-se em palcos de prestígio, como os de Carnegie Hall de Nova Iorque, Filarmónic­a de Paris, Filarmónic­a de Berlim e Teatro Mayor de Bogotá. Tem quatro álbuns gravados.

 ?? DR ?? Artista toca na Casa das Artes a convite da Alliance Française
DR Artista toca na Casa das Artes a convite da Alliance Française

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola