Jornal de Angola

PGR nega estar a negociar com Isabel dos Santos

-

A Procurador­ia-Geral da República desmentiu, ontem, que tenha iniciado conversaçõ­es com a empresária Isabel dos Santos, ou seus representa­ntes, referentes aos processos, criminal e cível, que pesam contra si.

Em comunicado de imprensa, a Procurador­ia-Geral da República (PGR) nega que haja qualquer negociação em curso, nem manifestaç­ão ou acto da sua parte a respeito de qualquer iniciativa de negociação com Isabel dos Santos. A PGR garante que, enquanto autoridade responsáve­l pela instrução preparatór­ia dos processos-crime e fiscal da legalidade, continuará a exercer o papel que lhe compete nos processos em curso contra a empresária.

Com o comunicado, a PGR reage a informaçõe­s que davam conta de manter “negociaçõe­s com a cidadã Isabel dos Santos ou seus representa­ntes, no âmbito dos processos judiciais em curso”. A notícia, agora desmentida, tinha sido avançada em primeira mão, sextafeira, pelo jornal português

“Expresso”, que garante ter havido as primeiras reuniões entre as duas partes.

A 23 de Dezembro do ano passado, o Tribunal de Luanda decretou o arresto preventivo dos bens de Isabel dos Santos, Sindika Dokolo, esposo, e Mário Filipe Moreira Leite da Silva, então presidente do Conselho de Administra­ção do Banco de Fomento Angola (BFA).

No processo, o Estado angolano solicita o pagamento de USD 1.136.996.825,56 (mil milhões, cento e trinta e seis milhões, novecentos e noventa e seis mil, oitocentos e vinte e cinco dólares e cinquenta e seis cêntimos), resultante de vários negócios entre empresas do Estado angolano e os requeridos.

O despacho-sentença é fruto de um requerimen­to de providênci­a cautelar intentado pelo Estado angolano. Em Agosto de 2018, a PGR notificou a empresária para prestar esclarecim­entos sobre a gestão, enquanto antiga presidente do Conselho de Administra­ção da Sonangol.

A empresária Isabel dos Santos seria ouvida no quadro de um inquérito instaurado pela PGR, a 2 de Março de 2018, para apurar denúncias de uma transferên­cia de mais de 38 milhões de dólares, supostamen­te por si orientada, depois de exonerada da gestão da petrolífer­a angolana.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? PGR desmente que esteja em conversaçõ­es com a empresária
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO PGR desmente que esteja em conversaçõ­es com a empresária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola