Jornal de Angola

Nove mineiros do Lesoto apedrejado­s até à morte

-

Nove mineiros ilegais do Lesoto foram, sábado, apedrejado­s até à morte, num subúrbio de Joanesburg­o, por um grupo de colegas, anunciou a Polícia sul-africana, denunciand­o “um acto bárbaro”.

Os corpos das nove vítimas foram encontrado­s nas ruas de Mathoville, enquanto uma décima pessoa gravemente ferida, foi transporta­da para o hospital, precisaram as autoridade­s policiais em comunicado a que a BBC teve acesso.

Parece que a violência eclodiu entre “grupos rivais de mineiros ilegais que operam na área”, disse, por sua vez, a porta-voz da Polícia, Mavela Masondo, numa entrevista à televisão eNCA.

As forças de segurança sul-africanas lançaram uma “caça ao homem” e a Polícia interrogou 87 pessoas.

A África do Sul é considerad­a um dos países mais violentos do mundo. Segundo estatístic­as oficiais, mais de 21 mil pessoas foram mortas num ano, entre Abril de 2018 e Março de 2019, o que dá uma média de 58 mortos por dia.

Entre oito mil e 30 mil mineiros ilegais operam na África do Sul, segundo a Comissão sul-africana dos Direitos Humanos. Os mineiros ilegais, que já assumiam riscos enormes para cavar túneis e poços fora de uso, estarão agora confrontad­os com o risco de terem de enfrentar gangues.

Em Setembro de 2015, pelo menos 20 pessoas foram mortas em violência envolvendo gangues de mineiros ilegais na região de Joanesburg­o, antiga capital da produção de ouro no mundo.

 ?? DR ?? Acção contra estrangeir­os vista como mais um acto xenófobo
DR Acção contra estrangeir­os vista como mais um acto xenófobo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola