Jornal de Angola

Chefe da diplomacia da UE tenta aliviar tensão com Irão

Josep Borrell faz consultas para reunião de conciliaçã­o com vista a preservar o acordo nuclear alcançado em Viena, em 2015

-

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) é esperado hoje em Teerão, anunciou, ontem, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os iraniano, Abbas Moussavi, num momento de tensão internacio­nal causada pela questão nuclear iraniana.

Josep Borrell “viaja para o Irão pela primeira vez desde que assumiu o cargo, no início de Dezembro. Vai encontrar-se com o ministro dos Negócios Estrangeir­os iraniano, Mohammad Javad Zarif, e outros altos dirigentes do nosso país para consultas”, declarou Abbas Moussavi, em comunicado.

Moussavi não deu mais detalhes sobre a visita de Borrell, incluindo a hora de chegada ou a duração da estada no Irão.

A visita acontece num novo período de tensão entre o Irão e o Ocidente sobre o programa nuclear da República Islâmica.

Borrell anunciou, em 24 de Janeiro, que os Estados que assinaram o acordo nuclear iraniano internacio­nal, alcançado em Viena, em 2015, tinham concordado em realizar uma reunião de conciliaçã­o “em Fevereiro” para preservar esse pacto, que está ameaçado desde que os Estados Unidos o denunciara­m unilateral­mente, em 2018.

Todas as partes “reafirmara­m a determinaç­ão em preservar o acordo, que é do interesse de todos”, afirmou. Em Viena, o Irão concordou em reduzir drasticame­nte o programa nuclear, para descartar qualquer objectivo militar, em troca do levantamen­to de parte das sanções internacio­nais que então sufocavam a economia de Teerão.

Contudo, a saída dos Estados Unidos deste pacto e o restabelec­imento e fortalecim­ento das sanções norteameri­canas contra o Irão, a partir de 2018, privou a República Islâmica dos benefícios expectávei­s contemplad­os no acordo.

Em resposta a essas sanções, o Irão, cuja economia mergulhou numa recessão violenta, deixou de cumprir, desde Maio de 2019, vários compromiss­os importante­s que assumira em Viena.

A visita de Borrell inserese na tentativa europeia de forçar Teerão a voltar à plena aplicação do acordo de Viena.

Em Viena, o Irão concordou em reduzir o programa nuclear, para descartar qualquer objectivo militar, em troca do levantamen­to de parte das sanções internacio­nais

 ?? DR ?? Alto Representa­nte da União Europeia para Política Externa viaja pela primeira vez ao Irão desde que assumiu o cargo
DR Alto Representa­nte da União Europeia para Política Externa viaja pela primeira vez ao Irão desde que assumiu o cargo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola