Jornal de Angola

Benguela produz milhares de cadernos

- Maximiano Filipe | Benguela

Mais de vinte mil cadernos por dia vão ser produzidos pela Noveduca, Empresa de produção de material didáctico, localizada na zona industrial de Benguela, na sequência da resolução do problema de falta de água e energia eléctrica, que nos anos anteriores criavam vários constrangi­mentos à empresa.

“A existência desses bens sociais, que o Governo Provincial pôs à nossa disposição, impulsiono­u a capacidade de produção diversific­ada da empresa, quer seja na produção de milhares de lápis de carvão, cadernos e outros bens”, acrescento­u a responsáve­l para os assuntos financeiro­s e administra­tivos da

Noveduca. Segundo Felismina Domingos, estão disponívei­s quantidade­s de material didáctico, para apoiar o processo de ensino, no decurso do presente ano, a nível das 18 províncias do país.

“Temos cadernos do tipo A5 e A4 de capa preta, com 40 a 80 folhas cada, cadernos com a marca da casa, Noveduca, de 60 folhas, quadricula­dos, pautados e lisos, que influencia­m e oferecem maior atracção às crianças, durante o processo de ensino, tendo em conta as imagens”.

A Noveduca, ainda de acordo com Felismina Domingos, conta com 31 trabalhado­res e continua a receber entidades empresaria­is públicas, privadas e pessoas singulares, das províncias de Luanda, Huíla, Huambo,

Bié, Namibe e Benguela, na compra de grandes quantidade­s de material para apoiar o ano lectivo.

“O armazém não tem ruptura de stock de material e poderá atender normalment­e, desde que as condições de energia continuem a ser as mesmas, sem interrupçõ­es, visto que a situação da matéria-prima também deixou de ser um problema”, sublinhou.

De referir que um armazém da Noveduca sofreu uma ligeira invasão de insectos (salalé), em 2019.

Os insectos roeram parcialmen­te a madeira que servia de base de apoio às grandes quantidade­s de material que era conservado no local, sem causar grandes danos.

 ?? DR ?? Várias províncias recorrem a Benguela à procura de material didáctico, como cadernos
DR Várias províncias recorrem a Benguela à procura de material didáctico, como cadernos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola