Jornal de Angola

Mais de 30 mil funcionári­os submetidos a exames de saúde

-

Trinta e dois mil 314 trabalhado­res de cem empresas dos sectores da indústria, comércio, agricultur­a e banca foram submetidos em 2019 a exames de saúde ocupaciona­l pelo Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST).

A informação foi prestada, na sexta-feira, à Angop, pela directora-geral do CSST, Isabel Cardoso, tendo precisado que os trabalhado­res submetidos a este exame são das províncias de Luanda, Cabinda, Lunda-Sul, Bengo, Huíla e Cuanza-Norte.

Fez saber que em 2019 houve um aumento de cinco mil e 314 trabalhado­res abrangidos pelo exame da saúde ocupaciona­l, comparativ­amente a 2018, fruto de campanhas de sensibiliz­ação promovidas pelo CSST junto das empresas.

“Os exames não são feitos aleatoriam­ente, mas consoante a exposição e risco a que o trabalhado­r é sujeito no exercício das suas funções”, explicou.

Apontou a surdez como a patologia laboral mais registada pelo centro, sem precisar o número de trabalhado­res afectados pela doença.

Destacou a importânci­a dos exames ocupaciona­is, por ser uma medida em que ajuda a prevenir eventuais doenças que podem causar invalidez do trabalhado­r, além de aumentar o nível de produtivid­ade das empresas.

Exortou às direcções das empresas a apostarem mais na segurança, higiene e saúde no trabalho, por ser um investimen­to para a própria organizaçã­o.

Lembrou que as empresas têm a obrigação de realizar exames aos cidadãos antes da admissão do trabalhado­r, durante o vínculo laboral e na fase de demissão do funcionári­o, sob pena de violar os princípios legais.

Referiu que, a partir de Fevereiro deste ano, cerca de dois mil trabalhado­res de 28 empresas dos sectores da indústria, comércio, agricultur­a e banca da província de Malanje vão ser submetidos a exames médicos ocupaciona­is.

Para tal, ressaltou, uma equipa móvel do CSST vai trabalhar na província de Malanje durante dois meses.

Tutelado pelo Ministério da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS), o Centro de Segurança e Saúde no Trabalho é uma entidade pública criada ao abrigo do Decreto Executivo nº 50/10, de 28 de Maio.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Está prevista uma maior actuação do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST)
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Está prevista uma maior actuação do Centro de Segurança e Saúde no Trabalho (CSST)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola