Jornal de Angola

Oitocentos atletas inscritos na Fuga para a Resistênci­a

- Alfredo Ferreira| Bengo

Um total de 812 atletas, dos mil previstos pela Federação Angolana de Atletismo, está inscrito até ao momento na 10ª edição da meia maratona, denominada Fuga para a Resistênci­a, que acontece amanhã, em Caxito, capital da província do Bengo.

Em declaraçõe­s à imprensa, o director da prova, Augusto Sawaia, disse que durante um mês de inscrições, foram estabeleci­dos dois pontos, um em Caxito e outro em Luanda.

A nível da capital do país foram inscritos 280 atletas do sexo masculino, 34 do feminino. Caxito inscreveu 393 masculinos, 25 femininos e 36 adolescent­es.

Augusto Sawaia acrescento­u que nos municípios de Pango Aluquém, Nambuangon­go, Ambriz e Dembos foram inscritos 22 atletas, de ambos sexos.

Quanto às províncias inscritas, o director da prova disse que Benguela, Cuando Cubango, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul e Zaire estarão representa­dos por dois atletas cada,ao passo que o Huambo concorre com nove e a Lunda - Sul com sete.

Percurso alterado

Esta 10ª edição da prova tem o percurso alterado, tendo agora como ponto de partida o desvio da Barra do Dande, para os 21km, a corrida de 10km tem a largada na localidade do Sírilo e a de 3km na zona do Quixiquela. O percurso da corrida está a ser intervenci­onado, inclusive o acesso ao estádio municipal do Dande para facilitar, sobretudo, a passagem dos atletas paralímpic­os.

Augusto Sawaia, fez saber que a prova de 3 km tem início as 7h00. A corrida de 10km começa 15 minutos depois e a de 21 arranca às 7h30. Todas elas terminam no Estádio Municipal do Dande.

O carro relógio vai acompanhar as provas de 21e 10km . Ao longo do percurso serão montados seis postos de abastecime­nto de água, com mesas separadas num intervalo de 3km. Estão mobilizado­s 25 juízes, que têm a responsabi­lidade de classifica­r os premiados nas três provas.

Prémios

Augusto Sawaia disse que serão premiadas as três provas. De realçar que o prémio global está avaliado em 2.710.000,00 (dois milhões e setecentos e dez mil kwanzas).

A prova contará ainda, segundo Augusto Sawaia, com as categorias de infantis, populares, veteranos e federados e a organizaçã­o vai premiar oito categorias.

Os concorrent­es serão assegurado­s por uma seguradora, fruto do memorando entre a Federação Angolana de Atletismo (FAA) e a Triunfal Seguros, com validade de três anos, para todas as provas do calendário, segundo o presidente da FAA, João Bernardo.

Por sua vez, o representa­nte da seguradora, Francisco Fortunato, esclareceu que o seguro abrange todos os participan­tes da prova e serão cobertos casos de alta complexida­de, como por exemplo, invalidez de um dos concorrent­es decorrente­s de acidentes.

 ?? EDIÇÕES MOVEMBRO ?? Prova promete luta renhida
EDIÇÕES MOVEMBRO Prova promete luta renhida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola