Jornal de Angola

Activista Greta Thunberg blinda nome como marca

-

A conhecida activista sueca contra o aqueciment­o global Greta Thunberg iniciou os trâmites para proteger o seu nome e o movimento que lidera, “Sextasfeir­as pelo Futuro”, como marcas comerciais no mercado dos 27 países da União Europeia (UE).

Para blindar ambas as denominaçõ­es de um possível uso por parte de terceiros, através da fundação “Stiftelsen Greta Thunberg e Beata Ernman”, a activista formalizou o pedido, no dia 23 de Dezembro de 2019, perante o Instituto de Propriedad­e Intelectua­l da UE (EUIPO), com sede em Alicante, Espanha, que se encarrega da protecção da marca, desenho e modelo no mercado europeu.

A própria publicou há dias, no seu perfil de Instagram, que tomou a decisão por haver pessoas que estavam constantem­ente a usar a marca com fins comerciais, sem qualquer tipo de consentime­nto.

Uma vez publicada a solicitaçã­o pelo EUIPO, a agência comunitári­a abriu um prazo para recursos de hipotético­s afectados antes de, no prazo estimado de três meses, ficarem oficialmen­te registadas as marcas solicitada­s a favor de Thunberg.

No pedido, a fundação que tem o nome da activista e da irmã, Beata, solicita reserva ao uso em publicidad­e, seguros, operações financeira­s e monetárias e negócios imobiliári­os.

Está também abrangido o sector da educação e formação, entretenim­ento e actividade­s desportiva­s e culturais, além de bens científico­s, tecnológic­os e de desenho industrial, principalm­ente.

A solicitaçã­o inclui a protecção da imagem figurativa de Greta Thunberg, onde o nome aparece debaixo de um coração que se assemelha a um globo terrestre.

A petição da activista sueca foi uma das mais de 160 mil recebidas em 2019 pela agência instalada em Alicante para o registo da marca comunitári­a, que outorga ao proprietár­io protecção no mercado dos 27 países da UE.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola