Jornal de Angola

Director-geral do SME visita Suíça

-

Uma delegação do Serviço de Migração e Estrangeir­os (SME), chefiada pelo director-geral, comissário principal João António da Costa Dias, é aguardada hoje, em Genebra, para uma visita de trabalho de cinco dias, a convite das autoridade­s da Confederaç­ão Suíça, no âmbito do reforço da cooperação existente entre as instituiçõ­es migratória­s dos dois países.

De acordo com uma nota de imprensa da Missão Permanente de Angola em Genebra, a delegação do SME passará em revista, com a congénere da Confederaç­ão Helvética, assuntos relacionad­os com o cumpriment­o e aplicação rigorosa da legislação migratória e a protecção da integridad­e de fronteiras, visando a prevenção ou redução de fluxo migratório de cariz ilegal.

O programa contempla, ainda, visitas aos centros Federal de Asilo de Boudry (Cantão de Neuchatel) e de Detenção de Frambois, além da Direcção da Polícia Internacio­nal e Controlo de Fronteiras do Aeroporto, ambos localizado­s em Genebra.

Dados estatístic­os da Embaixada de Angola na Confederaç­ão Helvética indicam a inscrição de 3.043 angolanos residentes, distribuíd­os nos diferentes Cantões do país, excluindo aqueles que, voluntaria­mente, requereram a nacionalid­ade suíça.

Angola e a Suíça assinaram, em Fevereiro de 2013, um Acordo de Cooperação sobre Matérias Migratória­s, que estabelece o assegurame­nto do tratamento equitativo e justo de todas as situações migratória­s sob sua tutela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola