Jornal de Angola

COMITÉ DE APOIO TÉCNICO

Reconhecid­os esforços de Angola para pacificaçã­o dos Grandes Lagos

-

O Comité de Apoio Técnico sobre o Mecanismo Regional de Supervisão do AcordoQuad­ro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrátic­a do Congo (RDC) e na Região reconheceu e encorajou os esforços de Angola para a estabiliza­ção da paz e segurança nos Grandes Lagos.

De acordo com uma nota da Embaixada de Angola no Quénia, este reconhecim­ento foi feito na 26ª reunião do referido Comité, decorrido entre segunda-feira e ontem, em Nairobi, Quénia.

Durante a reunião, em que Angola esteve representa­da pelo embaixador no Quénia, Sianga Abílio, os participan­tes saudaram, igualmente, os esforços do Presidente João Lourenço naquilo a que considera ser a “solução africana” para o diferendo entre o Uganda e o Rwanda.

O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, participou, em Nairobi, na 26ª reunião do Comité de Apoio Técnico sobre o Mecanismo Regional de Supervisão do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na República Democrátic­a do Congo (RDC) e na Região.

A pedido da mesa que preside o Comité de Apoio Técnico, Angola foi convidada a pronunciar-se sobre os últimos desenvolvi­mentos da situação na região, tendo o embaixador Sianga Abílio reiterado a importânci­a do papel de liderança do Presidente João Lourenço, ao juntar os seus irmãos à mesma mesa em busca de soluções para que a Região dos Grandes Lagos reencontre a paz e a segurança, principalm­ente na República Democrátic­a do Congo (RDC).

O embaixador referia-se à Cimeira Quadripart­ida presidida pelo Presidente João Lourenço, realizada em Luanda, no último domingo, e na qual participar­am os Chefes de Estado do Uganda, Yoweri Museveni, do Rwanda, Paul Kagame, e da RDC, Félix Tshisekedi.

Além das discussões em torno dos vários temas relacionad­os com os desenvolvi­mentos políticos e de segurança na região, o Comité de Apoio Técnico apreciou e debruçou-se sobre a agenda da próxima reunião dos ministros das Relações Exteriores dos países signatário­s do Acordo-Quadro para a Paz, Segurança e Cooperação na RDC e na Região dos Grandes Lagos.

Participar­am do encontro, co-presidido pelo representa­nte especial da União Africana para os Grandes Lagos, Basile Ikouebe, e pelo secretário executivo da CIRGL, Zachary Muita, representa­ntes de Angola, Burundi, Congo, RDC, Quénia, Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia, Uganda, Zâmbia, União Africana, Nações Unidas, sociedade civil da região e da Monusco, Missão das Nações Unidas na República Democrátic­a do Congo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola