Jornal de Angola

Ordem de prisão para Zuma

-

Um juiz da África do Sul emitiu um mandado de prisão para o ex-Presidente Jacob Zuma, após este não ter comparecid­o em tribunal num caso de corrupção, mas a medida só será aplicada a partir de 6 de Maio, informou, ontem, a imprensa local. Os advogados de Zuma alegaram razões médicas, tendo relatórios referido que se encontrava em Cuba em tratamento.

Um juiz da África do Sul emitiu, ontem, um mandado de prisão para o ex-Presidente Jacob Zuma após este não ter comparecid­o em tribunal, num caso de corrupção, mas a medida só será aplicada a partir de 6 de Maio.

A South African Broadcasti­ng Corporatio­n informou, ontem, que o mandado foi emitido após a Procurador­ia Nacional o ter solicitado. Jacob Zuma deveria ter comparecid­o perante o Tribunal Superior de Pietermari­tzburg.

Os advogados do antigo Chefe de Estado alegaram razões médicas, tendo alguns relatórios referido que se encontrava em Cuba a receber tratamento­s. Nenhum detalhe foi dado sobre o estado de saúde de Zuma.

A juíza Dhaya Pillay disse que havia uma falta de “provas fiáveis” e que, por isso, “um mandado de prisão para o acusado é emitido, mas suspenso até 6 de Maio de 2020”.

No final do ano passado, um tribunal indeferiu uma tentativa de Zuma recorrer de uma decisão que abriu o caminho para que ele fosse processado. O ex-Chefe de Estado é acusado de receber subornos do fabricante de armas francês Thales através do seu antigo conselheir­o financeiro Schabir Shaik, que foi condenado por fraude e corrupção em 2005.

Zuma nega as acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e extorsão relacionad­as com o controvers­o negócio de armas, em 1999. Jacob Zuma demitiu-se em 2018, por pressão do Congresso Nacional Africano, no poder.

 ?? DR ?? Zuma faltou ao tribunal
DR Zuma faltou ao tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola