Jornal de Angola

Duelo para a final

“Cinco” Nacional tenta chegar à primeira final africana no reduto de um adversário que joga com o apoio incondicio­nal dos adeptos

- Paulo Caculo | Laâyoune

É bom que se diga, antes de tudo, que os marroquino­s partem para este embate na condição de principais favoritos, mas encontram uma equipa angolana a atravessar excelentes níveis de motivação, sobretudo após a inédita e histórica presença na meia-final da prova.

Embora os pupilos de Benvindo Inácio espelhem alguma ansiedade, dada às fortes probabilid­ades que dispõem de carimbar a qualificaç­ão ao Mundial (desde que conquistem um dos três lugares do pódio), mostram-se igualmente cautelosos, se avaliarmos o facto de o selecciona­dor ter feito, ontem, rasgados elogios ao conjunto de Marrocos (anfitrião e campeão em título), atribuindo-lhes total favoritism­o e consideran­do não estar surpreendi­do com o seu percurso neste CAN.

O selecciona­dor angolano promete colocar em campo uma equipa raçuda, aguerrida e disposta a discutir o jogo olhos nos olhos. Diante deste quadro, Benvindo Inácio prevê confiar a responsabi­lidade no grupo de jogadores que lhe garanta confiança na construção de um futebol prometedor, susceptíve­l de surpreende­r os donos da casa.

Além da capacidade ofensiva do adversário, Angola terá ainda de mostrar-se capaz de contornar a pressão dos fervorosos e barulhento­s adeptos marroquino­s, que se prevê venham a abarrotar as poucas bancadas do Arena Hizam Hall.

O estilo de futebol intenso, e de rápidas transições ofensivas, pode fazer dos actuais campeões em título uma barreira de difícil transposiç­ão para o “cinco” nacional, nesta empreitada rumo à final de sexta-feira.

Mas não há voltas a dar. Angola deve dar cara à luta, saber sofrer quando necessário e fazer da desvantage­m força para contrariar as eventuais adversidad­es, num jogo que se adivinha de elevado grau de dificuldad­es.

A selecção marroquina possui um conjunto com fundamento­s de jogo claros e muito bem definidos, que congrega genialidad­e e toque artístico fora de série. E os níveis de confiança, evidenciad­os pelos anfitriões, é uma variável também a ter em conta neste confronto com os comandados de Benvindo Inácio.

Prognóstic­os à parte, estamos em presença de bom jogo em perspectiv­a, com cenários de competitiv­idade, que podem ser confirmado­s por ambos os conjuntos, caso revelem em campo a ambição dos jogos anteriores.

Salvo alterações de última hora, Angola deve entrar a jogar com Neblu, Jó, Prado, Mano Sele e Osna. Jogam, ainda, Chico, Dabino, Man Tó, Nonó, Nuno, Caluanda e Bebucho.

 ??  ??
 ?? DR ?? Jogadores do “cinco” nacional estão motivados para contrariar o actual campeão africano
DR Jogadores do “cinco” nacional estão motivados para contrariar o actual campeão africano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola