Jornal de Angola

Dezoito selecções asseguram presença

- Teresa Luís

Dezoito das 32 vagas para o Campeonato do Mundo sénior masculino de andebol, Egipto'2021 já estão preenchida­s, após a disputa das provas continenta­is em África, América do Sul e Central, Europa e Ásia, no passado mês de Janeiro.

Antes, Egipto, na condição de país anfitrião e Dinamarca, campeão do Mundial de 2019, já estavam qualificad­os para o evento sob a égide da Federação Internacio­nal (IHF).

Na zona africana carimbaram o "passaporte" as selecções da Tunísia (finalista vencido), Argélia (medalha de bronze), Angola (4º classifica­do), Cabo Verde (5º), Marrocos (6º) e República Democrátic­a do Congo (7º).

Na região americana (Sul e Centro), a Argentina garantiu presença no Mundial, após a conquista do título. Brasil (finalista derrotado) e Uruguai (medalha de bronze) também estão apurados. O continente americano conta ainda com dois lugares, um para a zona Sul e Centro e outra para o Norte e Caraíbas, a serem preenchida­s por via de um torneio "last chance", a ser disputado em Junho.

A nível da Europa, Espanha (campeão), Croácia (medalha de prata) e Noruega (terceiro lugar), já estão qualificad­os, mas o velho continente conta ainda com dez vagas. Turquia-Rússia, Roménia-Bósnia e Herzegovin­a, Polónia - Lituânia e Israel - Letónia disputam um "play-off" intermediá­rio, de 15 a 19 de Abril.

Os vencedores juntamse aos 16 países (do 4º ao 20º classifica­do do campeonato europeu) e jogam a segunda fase dos "play-offs", entre 5 e 11 de Junho. Catar (campeão), Coreia do Sul (medalha de prata), Japão (bronze), Bahrein (4º classifica­dos) são as nações da zona asiática qualificad­as.

Na Oceânia nenhuma selecção ficou entre as cinco primeiras do campeonato asiático. A IHF vai disponibil­izar dois Wild Cards. Cabo-verdianos e uruguaios estreiam na competição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola