Jornal de Angola

Katar Moreira demite-se do Livre

-

Joacine Katar Moreira já não é militante do Livre. A agora deputada não inscrita enviou a carta de desvincula­ção na madrugada de ontem, segundo notícia do Expresso, confirmada pelo Diário de Notícias.

A desvincula­ção do partido pela qual foi eleita para o Parlamento ocorreu cerca de um dia depois de Joacine Katar Moreira ter solicitado passar à condição de deputada não inscrita. A deputada anunciou a desvincula­ção do Livre na sua página no Facebook: “A sensação, por enquanto, não é de liberdade nenhuma. Mas, de repente, fez-se algum silêncio e isso é uma espécie de ouro neste momento.”

Na semana passada, a Assembleia do Livre retirou confiança política à deputada, aprovando uma resolução que já vinha de antes do congresso do partido. Nesse congresso, a deputada respondeu às acusações e críticas de que foi alvo, dizendo que a direcção do partido tratou-a apenas como uma “mulher negra que foi útil para a subvenção”.No fim de semana, a deputada de origem bissau-guineense reafirmou que essa decisão do partido não a levaria a renunciar ao mandato parlamenta­r.

O conflito entre o Livre e a deputada tornou-se público em 23 de Novembro, quando a direcção do partido a criticou por se ter abstido num voto parlamenta­r do PCP sobre o conflito israelopal­estiniano. O conflito foi aumentando de tom e termina agora com a ruptura total entre as duas partes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola