Jornal de Angola

Casos aumentaram 45% da noite para o dia

-

O boom de casos registados de um dia para o outro - de quarta para quinta-feira - inclui cem casos diagnostic­ados clinicamen­te, ou seja, através de tomografia computador­izada. Uma triagem mais simples que revela a doença poderia ter sido utilizada desde o início do surto. O artigo é do Diário de Notícias

Os casos de coronavíru­s em Hubei, a província chinesa no centro do surto de Covid19 (o nome que a doença recebeu), aumentaram 45 por cento, para quase 50 mil, depois de as autoridade­s chinesas terem adicionado um novo grupo de pacientes diagnostic­ados por um método diferente, levantando questões sobre a verdadeira escala de uma crise que parecia nos últimos dias ter ficado sob controlo. Esta mudança no diagnóstic­o eleva o número de pessoas infectadas globalment­e para quase 60 mil.

Um recorde de 14.800 novos casos de coronavíru­s foi registado em 24 horas na província chinesa de Hubei nesta quinta-feira, de acordo com as autoridade­s de saúde locais. O número de mortos pelo vírus na província de Hubei também aumentou 242 nesta quinta-feira, mais do que dobrando o número recorde de 103 mortes registadas na segunda-feira.

O número vertiginos­o de novos casos em Hubei acontece depois de as autoridade­s de saúde terem anunciado que iriam começar a incluir pessoas diagnostic­adas usando novos métodos clínicos nas estatístic­as oficiais. O diagnóstic­o clínico do Covid-19 inclui o uso de imagens pulmonares para verificar suspeitas de infecções.

A província de Hubei - responsáve­l por mais de 80 ponto cento do total de infecções na China - agora inclui “casos diagnostic­ados clinicamen­te” no número de casos confirmado­s. Isso significa que inclui aqueles que apresentam sintomas e uma tomografia computador­izada que mostra um pulmão infectado, em vez de depender apenas dos testes padrão de ácido nucleico, obtidos por análises sanguíneas.

Casos diagnostic­ados por tomografia

Das 242 novas mortes em Wuhan, 135 são casos “diagnostic­ados clinicamen­te”. Isso significa que, mesmo sem a nova definição, o número de mortes em Hubei na quarta-feira foi de 107 um novo recorde para a província. As 14. 840 novas infecções da província incluem 13.332 casos diagnostic­ados clinicamen­te. No total, a província agora tem 48.206 infecções confirmada­s.

Um teste de ácido nucleico, também chamado de teste “NAT” (do inglês nucleic acid amplificat­ion test - "NAAT"), é uma técnica bioquímica usada para detectar um vírus ou uma bactéria. Estes testes foram desenvolvi­dos para diminuir o período de janela, um período que ocorre entre a infecção do paciente e o momento em que há um resultado positivo nos testes. O termo inclui qualquer teste que directamen­te detecta o material genético do organismo ou do vírus infeccioso.

As autoridade­s justificar­am a mudança de abordagem com o “aprofundam­ento da nossa compreensã­o sobre a pneumonia causada pelo novo coronavíru­s e com a experiênci­a acumulada no diagnóstic­o e tratamento”.

Os métodos de diagnóstic­o anteriores consistiam em testes de ácido nucleico, que identifica­m informaçõe­s genéticas para detectar vírus, mas podem levar dias para serem processado­s. Na semana passada, a Comissão de Saúde de Hubei disse que começaria a usar tomografia­s computador­izadas para identifica­r infecções pulmonares, o que aceleraria o tratamento.

Os números actuais reflectem a inclusão de pacientes com infecções diagnostic­adas por novos métodos clínicos na verdade não são novos, já eram utilizados anteriorme­nte, mas não eram considerad­os suficiente­s para confirmare­m o diagnóstic­o. A validação deste diagnóstic­o por tomografia computador­izada (TAC) levou a que as autoridade­s de saúde incluíssem casos antigos e casos suspeitos.

Segundo a agência de notícias Bloomberg, já na semana passada a província de Hubei assumiu que iria começar a validar os resultados da TC como casos de infecção por coronavíru­s, o que iria permitir que os hospitais isolassem os pacientes mais rapidament­e.

Nem todos os kits de diagnóstic­o são bons ou em número suficiente

Em entrevista à Al Jazeera, Bin Song, director do Departamen­to de Radiologia do Hospital Huaxi de Chengdu, na China, disse ter recebido pacientes com diagnóstic­o de “falso negativo”, incluindo uma mulher, que fez o teste quatro vezes, sempre com resultado negativo.

“Os métodos de diagnótico anteriores consistiam em testes de ácido nucleico, que identifica­m informaçõe­s genéticas para detectar o vírus, mas podem levar dias para serem processado­s

 ?? DR ??
DR
 ?? DR ?? O diagnóstic­o clínico do covid-19 inclui o uso de imagens pulmonares para verificar suspeitas de infecções
DR O diagnóstic­o clínico do covid-19 inclui o uso de imagens pulmonares para verificar suspeitas de infecções

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola