Jornal de Angola

Comércio bilateral atinge 4,2 mil milhões de dólares

- Madalena José

As trocas comerciais entre Angola e Índia em 2019 foram avaliadas em 4,2 mil milhões de dólares, de acordo com números do secretário-geral da Câmara de Comércio Indústria Angola-Índia, Caetano Capitão, num encontro realizado quinta-feira, em Luanda, sobre o “Sector Agrícola de Angola - Soluções da Índia”.

Aqueles valores representa­m um abrandamen­to face a 2017, quando o comércio bilateral atingiu 4,5 mil milhões de dólares, em trocas, em qualquer dos dois períodos, influencia­das pelas remessas angolanas de petróleo.

Os fornecimen­tos de crude fazem de Angola o segundo maior exportador africano de produtos energético­s para a Índia, que, por sua vez, emprega em Angola capitais nos sectores do Comércio, Hotelaria e da Indústria Metalúrgic­a (em sucata e aço).

O consultor do ministro da Agricultur­a António Sozinho propôs, no encontro, que Angola aproveite o potencial da Índia no fabrico de motocultiv­adoras e outros equipament­os que podem ser produzidos no país, para ajudar a alavancar o sector Agrícola, acrescenta­ndo um novo domínio às relações bilaterais.

O encarregad­o de Negócios da Embaixada da Índia em Angola, Tibatraj Kumar Mishra, prometeu introduzir apoio tecnológic­o e conhecimen­to disponível no seu país na cooperação no domínio agrícola entre os dois países, uma vez que o mercado angolano interessa a bom número de empresário­s indianos que pretendem investir neste sector.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola