Jornal de Angola

Grupo “Excesso de Cor” estreia peça “Ingratidão”

-

O grupo de teatro “Excesso de Cor” estreia, hoje, às 20h00, no Teatro Elinga , em Luanda, uma peça de intervençã­o social, intitulada “Ingratidão”, que terá uma segunda sessão, a partir das 21h30.

Encenada por Walter Cristóvão e produzida pelo projecto Cena Livre Teatro, a obra inspira-se na história de jovens albinos que “enfrentara­m diferentes situações de estigma”.

Pretende-se com esta peça, de acordo com Walter Cristóvão, combater a descrimina­ção e facilitar a inclusão dos albinos na sociedade.

Trata-se, na verdade, de um grupo social bastante marginaliz­ado em alguns países de África, no geral, e em algumas zonas de Angola, em particular.

“O projecto é contra todos os que maltratam pessoas albinas, desde familiares até agentes empregador­es e as pessoas nas ruas ou os táxis”, disse Walter Cristóvão, que avançou pretendere­m mudar consciênci­as e comportame­ntos em relação ao albinismo.

Para tal, o encenador disse ter optado pela inclusão exclusiva de actores albinos. “Antes de escrever a obra, tive uma espécie de terapia com eles. São sete e cada um contoume a sua história. Fiquei mais sensibiliz­ado”, sustentou.

É pretensão do Cena Livre Teatro que a peça seja apresentad­a fora da capital do país, como Huambo, Benguela e Malanje, nas quais prevê promover uma temporada, entre Maio e Julho, para exibir “Ingratidão” vez por semana.

 ?? DR ?? Actores levam ao palco o estigma que os albinos enfrentam
DR Actores levam ao palco o estigma que os albinos enfrentam

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola