Jornal de Angola

Falta de salas condiciona aumento das artes

- Manuel Albano

O dramaturgo e escritor José Mena Abrantes, Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2012, na categoria de Literatura, reconheceu, quarta-feira, em Luanda, que um dos grandes desafios da classe artística nacional, em particular a do teatro, é a falta de salas convencion­ais para o exercício de actividade­s com regularida­de.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, à margem da reabertura da sala de espectácul­os, do Horizonte Njinga Mbande, o dramaturgo reconheceu que, ao longo dos anos, pouco ou nada se fez em termos de construção ou recuperaçã­o de infraestru­turas culturais. Apesar de reconhecer os esforços do Executivo na tentativa de reabilitar alguns espaços, entende que poucos os avanços foram registados.

José Mena Abrantes encorajou os esforços da companhia Horizonte Njinga Mbande, por conseguir recuperar um espaço que muito pode contribuir para massificar as artes cénicas na capital. “É preciso fazer um pouco mais pelas artes no país, se quisermos encontrar algumas soluções práticas para cobrir a falta de espaços, visando o cresciment­o das actividade­s artísticas”.

Os vários exemplos mundiais, disse, mostram que a cultura está na “linha do desenvolvi­mento de qualquer país, sobretudo, se as políticas culturais forem inclusivas, a favor das comunidade­s”.

O director do Elinga Teatro ficou satisfeito com os avanços alcançados pelo Horizonte Njinga Mbande ao longo das três décadas de existência, chamando à atenção das instituiçõ­es culturais, que desenvolve­m actividade­s semelhante­s, para procurarem formas de sobrevivên­cia, a fim de evitarem ser dependente­s do poder público. “A iniciativa do Horizonte, que sempre teve uma sala precária, é exemplo de superação com iniciativa­s próprias”.

Homenagead­o em 2017, na segunda edição do Circuito Internacio­nal de Luanda ,que decorreu sob o lema “CIT50 anos de Mena”, num tributo aos esforços prestados em prol do cresciment­o das artes cénicas no país, Mena Abrantes lembrou existirem actores com talento, no campo das artes cénicas, com particular destaque para o teatro.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Dramaturgo aplaude os esforços do Horizonte Njinga Mbande
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Dramaturgo aplaude os esforços do Horizonte Njinga Mbande

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola