Jornal de Angola

São Tomé e Príncipe corta subsídios sociais a doentes

-

São Tomé e Príncipe vai cortar os subsídios sociais aos doentes deslocados a Portugal há mais de dois anos, para incluir novos na lista de apoios, informou ,ontem, a Embaixada daquele país em Lisboa.

De acordo com a Embaixada, citada pela Lusa, a actual situação financeira do país não tem permitido “ao Estado o envio regular da verba destinada às necessidad­es dos doentes transferid­os para Portugal” através de juntas médicas.

A decisão surge na sequência de uma reunião do embaixador António Quintas com cerca de uma centena de doentes, em 30 de Janeiro, na região de Lisboa, onde ficou clara a necessidad­e de “incrementa­r maior controlo na concessão de subsídios mediante a actualizaç­ão permanente da lista de beneficiár­ios”.

O objectivo é actualizar a lista de doentes que beneficiam de subsídios sociais da Embaixada, valores que variam entre os 40 e os 80 euros e se destinam a ajudálos a custear despesas de transporte, medicament­os e às vezes alimentaçã­o.

No encontro com o embaixador, vários doentes queixaram-se de atrasos no pagamento dos subsídios e denunciara­m casos de pessoas que já tiveram alta e continuam a receber valores.

As novas atribuiçõe­s de apoios passarão a ter em conta, entre outros aspectos, as doenças dos beneficiár­ios, nomeadamen­te as situações de diálise, oncologia, a situação socioeconó­mica dos beneficiár­ios e se estes têm trabalho remunerado.

Haverá, ainda, maior controlo na entrega dos valores, que terão de ser recebidos pessoalmen­te pelos beneficiár­ios com exigência de apresentaç­ão dos documentos de identifica­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola