Jornal de Angola

33 municípios sem bombas de combustíve­l

-

Trinta e três dos 164 municípios de Angola não dispõem de postos de abastecime­nto de combustíve­is, 36 por cento dos quais, em Luanda, de acordo com números divulgados ontem, em Luanda, pelo Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP).

Dados do Mapeamento Nacional de Postos de Abastecime­nto de Combustíve­is citados pela Angop, depois de apresentad­os num seminário do IRDP, dizem que, até Junho de 2019, estavam operaciona­is 1.107 postos em todo o país, 516 dos quais, ou 47,52 por cento estão implantado­s de raiz, e 591 contentori­zados.

O número óptimo de postos de combustíve­l estabeleci­do com base no Plano de Desenvolvi­mento Nacional (PDN) 2018/2022 e nas necessidad­es apresentad­as pelo governos provinciai­s é de 1.132.

O Mapeamento, apresentad­o pelo técnico do IRDP António Feijó, declara que, enquanto Luanda dispõe de 36 por cento do total dos postos de abastecime­nto, o Cunene tem apenas 1,00 por cento do total de bombas do país.A província de Luanda , com uma população estimada em mais de sete milhões de habitantes tem disponívei­s 399 postos de abastecime­nto, 262 dos quais são contentori­zados.

Ao contrário de outras regiões, todos os municípios de Luanda dispõem de postos abastecime­nto de combustíve­l, enquanto o Cunene possui 16 postos e precisa 18 para os cobrir os municípios do Cunhama (oito), Curoca (dois), Cuvelai (cinco) e Cahama (três). Na província do Moxico, com 34 postos, os municípios do Luacano e Luchazes não possuem nenhum, uma situação que tem criado constrangi­mentos à população e aos agentes económicos.

As zonas mais preenchida­s são as províncias que estão perfiladas na zona Litoral, além de Luanda, Namibe, Benguela, Cuanza-Sul, Bengo e Cabinda, estando as demais afectadas pela necessidad­e de postos adicionais.

Crédito para investir

A procura gerada por este défice, abre a oportunida­de da entrada de novos investidor­es no mercado da distribuiç­ão retalhista de combustíve­is, com os bancos Africano de Investimen­tos (BAI) Internacio­nal de Crédito (BIC) e de Comércio Internacio­nal (BCI) a serem apresentad­os no seminário como potenciais financiado­res da construção de novos postos.

Os postos de abastecime­nto constituem pontos de venda importante­s, tendo incorporad­as lojas de conveniênc­ia e uma diversific­ada oferta de serviços.

O secretário de Estado para os Petróleos, Alexandre Barroso, previu, no seminário, que a nova Lei sobre os Derivados de Petróleo vai permitir a adesão de operadores privados ao mercado e a construção de novos postos de abastecime­nto, numa referência parcial à parceria entre a Sonangol e a francesa Total que vai edificar 45 postos no país.

 ?? EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Abastecime­nto de viaturas em algumas províncias ainda é problemáti­co
EDUARDO PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Abastecime­nto de viaturas em algumas províncias ainda é problemáti­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola