Jornal de Angola

Fenómeno com contornos cada vez mais preocupant­es

-

O tráfico de seres e órgãos humanos constitui uma preocupaçã­o internacio­nal e os contornos são, cada vez mais, preocupant­es, porque atentam “gravemente” contra os direitos e liberdades fundamenta­is dos cidadãos, alertou, ontem, em Luanda, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos.

“Temos acordos regionais e internacio­nais sobreavisa­dos numa base de dados”, declarou o ministro, apontando a existência de 80 casos de tráfico de seres humanos no país, dos quais 20 estão em tratamento judiciário.

Em declaraçõe­s à imprensa, no final da reunião da Comissão para a Política Social, Francisco Queiroz manifestou-se preocupado com a existência de práticas de tráfico de seres humanos na fronteira Sul do país, justificad­o com a facilidade na travessia da mesma.

Francisco Queiroz referiu que o tráfico de seres humanos é, muitas vezes, denunciado por instituiçõ­es internacio­nais, salientand­o que pelos aeroportos também passam crianças para a Europa e de lá transporta­das para outros destinos, na condição de vítimas do fenómeno.

O ministro da Justiça lembrou que o Plano Nacional para a Prevenção e Combate ao Tráfico de Seres Humanos, apreciado ontem pelos membros da Comissão para a Política Social, permitirá tratar, recuperar e reinserir na sociedade todas as vítimas do tráfico de seres humanos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola