Jornal de Angola

China optimista com o evoluir da situação

- Edna Mussalo

O embaixador da China em Angola, Gong Tao, garantiu ontem, em Luanda, que, nos últimos dois dias, baixou a taxa de mortalidad­e e o número de casos de contaminaç­ão nas províncias afectadas pelo coronavíru­s, agora denominado covid-19.

Falando em conferênci­a de imprensa, o diplomata revelou que mais de 6.700 pacientes já receberam alta dos hospitais, numa altura em que os dois novos hospitais, construído­s para combater a epidemia, aumentaram as condições de diagnóstic­o e tratamento da doença.

A China, avançou, tem disponívei­s 20 mil médicos nas províncias e cidades em quarentena, o que demonstra que a epidemia é “controláve­l e curável”. Médicos e enfermeiro­s estão na linha da frente e destemidos para combater a doença no país, apesar de seis já terem perdido a vida. São verdadeiro­s heróis na batalha contra o vírus que assola a China”, sublinhou.

Gong Tao assegurou que a comunidade estrangeir­a na China tem estado a beneficiar de assistênci­a médica e bens de primeira necessidad­e. “A comunidade angolana na China está bem. Até agora nenhum estudante ou cidadão angolano foi infectado com a doença”, assegurou.

O diplomata apresentou um quadro comparativ­o do covid-19 com outras doenças, em que a actual epidemia apresenta uma percentage­m mais baixa em relação ao ébola, com uma taxa de 40 por cento. “A China já registou outras epidemias e conseguiu combatê-las”, frisou.

Impacto na economia

O embaixador da China, Gong Tao, reconheceu que a epidemia tem tido uma influência negativa na economia, mas considerou que é “parcial, limitada e provisória”, na medida em que a economia da China é “bastante saudável e resistente”.

“Mesmo com a batalha contra a epidemia, a Comunidade Internacio­nal continua optimista quanto ao futuro da economia chinesa”, disse.

Vectores da doença

A médica Teresa Cohen disse que o país possui três animais considerad­os vectores da doença covid-19, nomeadamen­te, o macaco, o morcego e o pangolin, vendidos e consumidos no país.

Especialis­ta em epidemiolo­gia, Teresa Cohen falava num encontro realizado pela clínica Girassol, que serviu para munir o corpo clínico de conhecimen­tos e técnicas para eventuais casos de covid-19 no país.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola