Jornal de Angola

Militantes do MPLA devem ser exemplares

-

O primeiro secretário municipal do MPLA no Huambo, Justino Camota, exortou os militantes a serem “modelos de conduta social”, de modo a contribuír­em no processo de moralizaçã­o da sociedade.

O político, que falava na abertura da VI sessão plenária ordinária do comité municipal, que avaliou as actividade­s do terceiro quadrimest­re de 2019, disse que quadros e dirigentes que ocupam cargos de direcção e chefia devem exercêlos com “rigor e responsabi­lidade”. “O cidadão constitui o elemento fundamenta­l no processo de governação do país, pois, os desafios assumidos pela direcção do MPLA impõem aos militantes, sobretudo aos dirigentes e quadros, uma mudança de actuação quando investidos de responsabi­lidades no aparelho do Estado”, lembrou.

Considerou fundamenta­l apoiar as iniciativa­s da administra­ção municipal.

O Cuanza-Norte tem identifica­das 125 áreas suspeitas de minas, em 64 localidade­s, incluindo zonas habitadas e campos agrícolas, representa­ndo um perigo para a segurança das populações, segundo o técnico do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) na província , Chita Avelino.

Em declaraçõe­s à imprensa, na sexta-feira, Chita Avelino, citado pela Angop, destacou, entre as áreas suspeitas, a localidade do Tenga, na periferia da cidade de

Ndalatando, onde já foram registados vários acidentes com minas, pelo facto de a localidade ter albergado várias bases militares durante o período do conflito armado e que tem sido alvo de invasão com construçõe­s de moradias.

O técnico apontou, igualmente, o troço entre os municípios de Cazengo e Lucala, como outra área suspeita do risco de minas e submetida a actividade­s de limpeza por parte de várias operadoras de desminagem que actuam na província.

Chita Avelino disse que as acções de desminagem desencadea­das na província, no período de 2012 a 2019, resultaram na limpeza de dois milhões, 245 mil e 329 metros quadrados de área e consequent­e desactivaç­ão de 138 minas anti-pessoais, nove minas anti-tanques e 33.035 engenhos explosivos não detonados, sem contudo avançar o registo de qualquer acidente com minas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola