Jornal de Angola

Projecto de electrific­ação vai abranger todos os municípios

- Alfredo Ferreira| Caxito

Os municípios dos Dembos, Pango Aluquém, Bula Atumba e Nambuangon­go, que compõem a província do Bengo, começam a ser electrific­ados ainda este ano, no âmbito da cooperação Angola/Suécia nesta vertente, anunciou ontem, em Caxito, a embaixador­a daquele país em Angola, Ewa Polano.

A diplomata revelou que o projecto de electrific­ação dos municípios, a ser concluído em dois anos, está avaliado em mais de mil milhão de dólares, e vai ser financiado pelo seu país. As infra-estruturas vão beneficiar 22 mil famílias e vão servir também o município do Dande e as comunas do Úcua e Quicabo, cujo programa de electrific­ação inclui a colocação de postes de energia de alta, média e baixa tensão.

O projecto, segundo a embaixador­a sueca, vai comportar a construção de cinco subestaçõe­s com linhas de transporta­ção de energia numa extensão de 304 quilómetro­s.

Ewa Polano fez saber que, a empresa sueca de fabricação de materiais electrónic­os, Sony Ericsson, pretende trazer os serviços em Angola, “no sentido de ajudar o país a melhorar o sistema de comunicaçã­o”.

A governador­a provincial do Bengo, Mara Quiosa, disse que o projecto de electrific­ação dos quatro municípios “vai permitir “rápido cresciment­o” das regiões . “São municípios agrícolas e necessitam de energia eléctrica para a industrial­ização dos produtos do campo”, disse a governador­a.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pango Aluquém começa a ser electrific­ado ainda este ano
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pango Aluquém começa a ser electrific­ado ainda este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola