Jornal de Angola

Sporting Braga vence Benfica no Estádio da Luz

- António Cristóvão

O Sporting Braga voltou a ganhar no reduto do Benfica 65 anos depois, para o campeonato. A equipa de Bruno Lage fecha a semana com evidente intranquil­idade e agora à espera do desfecho do V. Guimarães-FC Porto na perspectiv­a de sobrar apenas um ponto de vantagem.

Em campo o Benfica deixou-se apoderar pela inseguranç­a, sobretudo quando ficou em desvantage­m no marcador. Uma intranquil­idade estranha para quem não tinha a liderança em risco, mas própria de uma equipa que está a sentir o conforto a fugir.

Tecnicamen­te talvez nem tenha estado ao nível dos artistas em palco, mas o duelo da Luz foi intenso, sobretudo do ponto de vista táctico.

Desde logo pela forma como ambos os técnicos procuraram condiciona­r a primeira fase de construção do adversário. O Braga com Paulinho a vigiar Weigl e Horta e Galeno em posições interiores, a tentar cortar a ligação entre os centrais e os laterais do Benfica. O Benfica com Pizzi a juntar-se muitas vezes a Vinícius e Rafa numa primeira linha, mesmo que isso implicasse expor mais Tomás Tavares.

A primeira ocasião de jogo até resulta de um desarme de Rafa a David Carmo, logo à saída da área, mas depois o avançado do Benfica, na cara de Matheus, atirou ligeiramen­te ao lado.

Dentro das tais amarras tácticas, e mesmo com posse de bola partilhada no primeiro tempo, o Benfica acabou por conseguir maior caudal ofensivo nesse período. E ainda que seja sempre subjectivo arriscar suposições do género, não é difícil pensar que "bastava" ter Vinícius ao nível habitual para que o Benfica não chegasse ao intervalo a perder.

O Braga demorou a aparecer no ataque, e chegou lá de bola parada, mas com perigo indiscutív­el. Ainda que o lance tenha sido anulado por fora de jogo, o cabeceamen­to de Palhinha ao poste, ao minuto 33, foi um aviso para o que sucederia à beira do descanso. Vlachodimo­s ainda negou um golo a Fransérgio com uma espantosa defesa, mas ao segundo canto seguido a formação "arsenalist­a" chegou mesmo à vantagem, precisamen­te por Palhinha (45+1m).

Depois da derrota na semana passada no clássico com o FC Porto, no Dragão (2-3), o Benfica sofre pela primeira vez dois desaires consecutiv­os no campeonato desde que Bruno Lage orienta a equipa. Os encarnados, com 54 pontos, poderão, no espaço de uma semana, passar de vantagem de sete pontos na liderança para apenas um, isto caso o FC Porto vença este domingo na visita

O 1º de Agosto, líder do Girabola'2019/2020, com 41 pontos, recebe, hoje, às 17h00, o Santa Rita de Cássia, "lanterna vermelha" da prova, com 12, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda, em jogo pontuável para a sequência da 20ª jornada, que encerra amanhã com o desafio entre Sporting e Progresso Sambizanga, em Cabinda.

Este desafio foi remarcado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), por solicitaçã­o dos "sambilas" que se deslocam apenas amanhã para a cidade de Cabinda, onde jogam com os "Leões" locais, às 15h00, no Estádio Municipal do Tafe.

No encontro de maior realce, a equipa do Rio Seco, que assume, teoricamen­te, o favoritism­o devido à sua condição de tetra-campeão nacional e anfitrião, encara um adversário sedento de pontos, que está na última posição, mas que veio no máximo da

O São Salvador do Zaire, com golos de Victorino e None, ganhou, ontem, ao ASK-Dragão, por 2-0, no Estádio Municipal 4 de Janeiro, no Uíge, e assumiu, com quatro pontos, a liderança isolada da tabela classifica­tiva, da série A do torneio de apuramento ao Girabola'2020/2021.

Na ronda, o Domant FC (Bengo) folgou devido à retirada do ASA da competição e o Benfica de Cabinda face ao número ímpar de equipas na série. A quarta jornada disputa-se no próximo fim-desemana, com o desafio entre Benfica de Cabinda e ASKDragão, às 15h00, no Estádio Municipal do Tafe.

A equipa do Cuanza-Norte joga em terreno "arrendado" e ocupa a quinta e última posição, sem pontos, já o Paulo FC está no terceiro lugar, com um.

Para a quarta jornada, o Paulo FC recebe o Juventude de Saurimo, no Estádio da Açucareira, na cidade de Caxito. No mesmo horário, e para a conclusão da ronda, o City Jardim desloca-se a Benguela onde vai medir forças, no dia 23 deste mês, com o Sporting no Estádio São Filipe.

O Getafe é uma das surpresas positivas da competição, ao passo que vem logo atrás dos dois gigantes, na terceira posição, com 42 pontos. Em campo, o Barcelona não abriu mão do seu estilo, de muita posse de bola e troca de passes intensa. Até fez um bom jogo, mas foi pressionad­o por um rival que, além de disciplina­do tacticamen­te, mostrou qualidade e chegou a sair na frente do placar. No entanto, o golo do camaronês Nyom foi invalidado pelo árbitro com o auxílio do VAR, após falta sobre o defesa Umtiti.

Ao ver a sua rede balançar, o Barcelona acordou na

 ?? DR ?? Barcelona puxou dos seus galões para ganhar o jogo
DR Barcelona puxou dos seus galões para ganhar o jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola