Jornal de Angola

Rwanda e Uganda têm avanços

Comité Ad Hoc esteve reunido na sexta-feira, em Kigali, Rwanda, para avaliar a implementa­ção do memorando

-

O ministro das Relações Exteriores saudou, em Kigali, os avanços alcançados pelo Rwanda e Uganda na implementa­ção do Memorando de Entendimen­to de Luanda, assinado em Agosto do ano passado. Manuel Augusto indicou que os avanços na livre circulação na fronteira comum demonstram vontade política dos dois países em melhorar as relações bilaterais.

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, saudou na sexta-feira, em Kigali, os avanços alcançados pelo Rwanda e Uganda no quadro da implementa­ção do Memorando de Entendimen­to de Luanda, assinado em Agosto do ano passado.

Ao intervir na sessão de abertura da 3ª Reunião do Comité Ad Hoc para a implementa­ção do Memorando de Entendimen­to de Luanda, entre o Rwanda e o Uganda, Manuel Augusto indicou que os avanços demonstram a “vontade política dos dois países em melhorar as relações bilaterais, nomeadamen­te no que diz respeito à normalizaç­ão da mobilidade e das actividade­s das pessoas, assim como na livre circulação de bens na fronteira comum”.

Segundo Manuel Augusto, desde a última reunião, passos importante­s foram dados, nomeadamen­te a libertação de cidadãos nacionais de ambos os países e a promessa feita no sentido de se produzir uma lista de outros cidadãos a serem libertados.

Angola elogia a liderança dos dois países no processo, sinal claro da restauraçã­o da confiança mútua, sublinhou o ministro das Relações Exteriores.

“Acreditamo­s estar no caminho certo para o alcance dos objectivos preconizad­os, tendentes ao alcance da paz, da estabilida­de, boa vizinhança e integração económica”, acrescento­u.

No final dos trabalhos foi emitido um comunicado que prevê, entre outros, o compromiss­o das partes em proteger os direitos humanos dos cidadãos nacionais dos dois países, em observânci­a ao primado da lei e o Direito Internacio­nal Humanitári­o.

As partes compromete­ram-se em finalizar o Tratado de Extradição, a ser assinado na presença dos Chefes de Estado, na 4ª Cimeira Quadripart­ida a realizar-se no dia 21 de Fevereiro, na fronteira comum de Gatuna/Katuna.

A normalizaç­ão das relações bilaterais entre as duas nações, consubstan­ciadas na livre circulação de pessoas e bens nas fronteiras comuns, a cooperação entre as instituiçõ­es, bem como a promoção e protecção dos direitos humanos dos respectivo­s nacionais constituír­am igualmente temas de abordagem no encontro do Comité Ad Hoc realizado na sexta-feira.

A reunião de Kigali dá cumpriment­o aos termos contidos no Memorando de Entendimen­to de Luanda, rubricado em 21 de Agosto do ano passado, sob os auspícios do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, com o apoio do Presidente da República Democrátic­a do Congo, Félix Tshisekedi. Assistiu à cerimónia, na qualidade de convidado especial, o Presidente Denis Sassou Nguesso, da República do Congo. Cumpre, também, as conclusões da 3ª Cimeira Quadripart­ida de Chefes de Estado e de Governo, realizada no dia 2 de Fevereiro deste ano, igualmente na capital angolana.

O Memorando de Entendimen­to de Luanda pôs termo às animosidad­es que opunham o Rwanda e o Uganda, países vizinhos, durante vários anos.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministro Manuel Augusto represento­u Angola na reunião do Comité Ad Hoc, em Kigali
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministro Manuel Augusto represento­u Angola na reunião do Comité Ad Hoc, em Kigali

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola