Jornal de Angola

Petro vitorioso

Apesar da derrota, os militares conseguira­m aproximar o resultado e tornaram a ponta final num desafio impróprio para cardíacos

- Armindo Pereira

O Petro de Luanda voltou a mostrar superiorid­ade, ao vencer, ontem, o seu arquirival, 1º de Agosto, por 9592, no Pavilhão Gimnodespo­rtivo da Cidadela, em jogo referente à quarta jornada da terceira volta do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l.

Os instantes iniciais da partida ficaram marcados por uma fraca qualidade de jogo, muito por conta do excesso de tentativas de lançamento­s exteriores sem visar o cesto.

Estavam decorridos sete minutos e o marcador registava uma igualdade a sete pontos. Esta apatia levou quer Lazare Adingono quer Walter Costa a fazerem mexidas nas suas equipas, situação que trouxe a emoção esperada pelos adeptos das duas formações, com ligeiro ascendente para a equipa militar, que saiu a vencer por 22-17, no primeiro quarto.

A táctica do timoneiro rubro de substituir cinco por cinco não surtiu o efeito desejado no segundo quarto, pois os jogadores que entraram pareciam estar sem ritmo. Esta apatia foi aproveitad­a da melhor maneira pelos tricolores.

O extremo-base Olímpio Cipriano, coadjuvado por Gerson Lukeny, esteve em bom plano, ao passo que o adversário procurava equilibrar e veio a reagir só nos últimos quatro minutos.

No parcial, os campeões nacionais venceram por 3317, safra que permitiu sair em vantagem de 50-39, no intervalo maior.

A consistênc­ia do conjunto do Eixo Viário foi fundamenta­l para manter a diferença pontual na casa dos dois dígitos, porque o 1º de Agosto conseguiu reagir e equilibrou a partida, fruto da melhor interpreta­ção dos movimentos tácticos, sem no entanto perigar o avanço do adversário.

O Petro abordou o último quarto com algum abrandamen­to ofensivo e viu a vantagem cair de 11 para apenas três pontos e, pouco depois, assumiu a diferença, 88-87, para desespero de Lazare Adingono, mas, já perto da final, os jogadores do 1º de Agosto voltaram a cometer erros e acabaram por entregar a vitória ao adversário.

Do lado militar, o extremo base Emanuel Quezada foi o grande ausente, por lesão. Para a mesma jornada, no Pavilhão Victorino Cunha aconteceu o não menos importante Desportivo da Marinha e Interclube. Os “polícias” redimiram-se do último desaire dos “marinheiro­s” e triunfaram, por 90-66, com favoráveis 45-23 ao intervalo.

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Petrolífer­os foram superiores ao D’Agosto no clássico e consolidam a liderança na prova
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Petrolífer­os foram superiores ao D’Agosto no clássico e consolidam a liderança na prova

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola