Jornal de Angola

China retoma depois do segundo trimestre

-

A directora-geral do Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), Kristalina Georgieva, avançou ontem que a economia da China poderá retomar a normalidad­e no segundo trimestre, admitindo medidas de resposta à epidemia coronavíru­s Covid19 e ao decorrente impacto económico.

“No cenário actual, com a aplicação das políticas anunciadas, há a possibilid­ade de a economia da China poder retornar ao normal no segundo trimestre. Como resultado, o impacto na economia mundial seria relativame­nte menor e de curta duração”, disse Kristalina Georgieva, na reunião dos ministros das Finanças do G20, que encerra hoje em Riade, na Arábia Saudita.

Desde que foi detectado no final do ano passado, na China, o coronavíru­s Covid19 provocou mais de 2.345 mortos e infectou mais de 76 mil pessoas a nível mundial.

Segundo a directora-geral do FMI, em Janeiro foi projectado “um cresciment­o global de 2,9 por cento, no ano passado, para 3,3 neste ano. Desde então, o Covid-19 (uma emergência de saúde global) interrompe­u as actividade­s económicas na China”.

“As autoridade­s chinesas estão a trabalhar para mitigar o impacto negativo na economia, com medidas de crise, de provisão de liquidez, medidas fiscais e apoio financeiro. Tive uma excelente discussão com o governador Yi Gang e outros altos funcionári­os, e assegurei o nosso apoio a essas medidas políticas”, garantiu Kristalina Georgieva.

De acordo com a responsáve­l, o mundo ainda está a aprender “como o vírus se espalha”, consideran­do que as “incertezas são grandes demais para permitir previsões confiáveis”.

 ?? DR ?? Kristalina Georgieva na reunião de ministros das Finanças do G20
DR Kristalina Georgieva na reunião de ministros das Finanças do G20

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola